31 outubro 2006

Mensagem sociológica da Festa Brava


Não há a menor dúvida de que a Festa Brava favorece e fortalece as relações sociais, ou seja, as relações de convivência entre membros de uma comunidade.
Mas o sentido e finalidade da categoria festa não são outros.
Assim sendo, a Festa Brava é factor de coesão de uma sociedade, reunião de pessoas fracturadas entre o gozo dos direitos e a tensão dos deveres.
Na própria Corrida de Toiros vejo eu um sociodrama porque aquela, ao fim e ao cabo, é uma representação ordenada para uma acção terapêutica como se de uma catarse colectiva se tratasse em benefício dos espectadores.

1 comentário:

Anónimo disse...

Triste "povo" que para ter mensagens sociológicas, políticas, estéticas, épicas, axiológicas, antropológicas e espirituais tenha de recorrer ao ferimento físico do animal e à probabilidade de ferimento físico grave do toureiro!

Para evitar antropomorfismos não utilizei a expressão "sofrimento", utilizei "ferimentos físicos". Se a primeira pode ter carga sacrificial ou ser minimizada, a segunda é uma realidade insofismável - o animal é ferido; o toureiro pode ser ferido!

Já agora, onde irão os "povos" que não cultivam a festa brava buscar as suas mensagens sociológicas, políticas, estéticas, épicas, axiológicas, antropológicas e espirituais? Ou será que não as têm e são uns bárbaros com a esperança de as vir a ter!

Tenham paciência, mas não reconheço o mínimo de validade nestas exposições do professor Marafuga. O professor Marafuga parece querer ser o intelectual teorizador da festa brava. Mas não é com estes textos que o consegue. Não passam de panegíricos de auto-justificação. Não são mais do que a colagem de uma mundivisão a uma realidade que se gosta. Tem todo o direito de fazer isso. Mas, visto de fora, essa colagem é muito mal sustentada.



Nota 1 - Não não vou discutir mais sobre isto porque há uma imensa pressão sobre quem ponha objecções à festa brava e eu não estou para perder tempo em discussões infrutíferas. Respeito o povo e o direito à sua tradição, mas não concordo com a tradição.

Nota 2 - envio esta mensagem como anónimo.