13 outubro 2006

Empresas nossas amigas (1)

O desconhecimento mútuo entre cidadãos e empresas é uma estranha realidade em Alcochete.
As empresas não interagem com a comunidade envolvente nem lhe retribuem parte do que dela recebem. E os cidadãos desconhecem tudo sobre as empresas, embora a maioria (ou, muito provavelmente, todas) dê emprego a familiares, amigos e conhecidos. Ao abastecerem-se no mercado local geram também inúmeros empregos indirectos, tal como contribuem para engordar a lauda das receitas municipais.
O Livro Verde para a Responsabilidade Social das Empresas, publicado pela Comissão Europeia, preconiza a integração voluntária de preocupações sociais e ambientais nas operações e na interacção das empresas com outras partes interessadas. Na dimensão exterior, o Livro Verde recomenda às empresas que cooperem com a comunidade e tenham em conta a responsabilidade ambiental, o mecenato, etc.
A título de contributo para a tão desejável quanto útil aproximação entre cidadãos e empresas de Alcochete, deixo-vos a primeira de várias pistas que prometo fornecer doravante: o sítio na Internet de uma empresa cujas sede e instalações fabris muitos conhecem exteriormente, embora raros saibam o que produz na nossa terra.
Actualmente é uma empresa de capital totalmente nacional, utiliza algumas tecnolgias de ponta e a sua presença na Web parece-me minimamente esclarecedora. Pena é que nada informe acerca da interacção com a comunidade envolvente.
Espero ajuda com novas ideias e a descoberta de mais exemplos porque, infelizmente, da maioria das empresas pouco é possível saber através da Internet.
Oxalá também as empresas sejam sensíveis a esta mensagem e ajudem a melhorar a informação.

Sem comentários: