25 outubro 2006

A câmara, as garagens e a chuva

Acabo de saber que, por volta das 0h30 de hoje, garagens da urbanização dos Barris estiveram, novamente, à beira de ser inundadas.
Se a chuva copiosa demorasse mais alguns minutos repetir-se-ia o fenómeno de Junho, acerca do qual escrevi aqui.
Dizem-me também que, nos últimos dias, veículos municipais têm sido vistos a circular na área das garagens dessa urbanização. Presume o meu informador que o pessoal camarário andará a verificar o estado dos esgotos pluviais.
Depois do que escrevi no texto acima referenciado, a minha recomendação à câmara só pode ser esta: não arrisquem mais e façam a obra que deve ser feita. E depressa, porque São Pedro não tem blogue e nunca avisa quando decide mandar dilúvio.
Parece-me óbvio que, em áreas isoladas, baixas e extensas como aquelas, para as quais debitam algerozes, varandas, telhados e o mais que pode observar-se quando a chuva cai com intensidade, é escassa uma única saída de água para a rede de drenagem.
Acresce que algumas saídas são demasiado estreitas e o excesso de água pode ocasionar novas inundações.
Não sou técnico da especialidade mas parece-me que, no mínimo, deveria haver duas caixas de escoamento, uma em cada extremo das áreas de garagens.

Sem comentários: