28 outubro 2006

Sou agulha de muita linha ordinária

Se não fosse este simples blog, os comunistas viveriam nesta terra de Alcochete como peixes na água.
O que impede os militantes dos partidos da oposição de uma denúncia a toda a altura do que se passa verdadeiramente na Câmara? São coarctados pelas próprias estruturas locais dos partidos políticos a que pertencem?
Eu também sou militante de um partido político. Alguma vez eu consentiria que este tentasse limitar a minha intervenção cívica? O que sempre comi e como nunca foi ganho à gosma fosse de que partido fosse. Não devo nada a ninguém. Só princípios de ordem civilizacional me impedem de dizer tudo o que penso.
O mais engraçado é que sou eu quem dá o rosto e os que passam todo o tempo nas tocas saem delas a dois ou três meses das eleições para reclamar as primeiras posições nas listas partidárias. Que nome acham que eu estou a pensar para designar esses homens? Ou alguém julga que eu desconheço as obscenidades do nosso léxico? Eu tenho é vergonha, o que eles não têm, embora seja com a minha vergonha que essa gente se safa.
E pronto! Já desabafei. Ou será proibido?

13 comentários:

Anónimo disse...

Como militante de um partido aprendi que os problemas internos se devem resolver internamente , prescindindo portanto de tecer qualquer comentário ao total imobilismo e anorexia critica que tem caracterizado a nova Comissão Politica Concelhia do meu partido. Durante os anos 1998-2001 em que assumi um cargo de responsabilidade política no meu partido percorri as suas estruturas locais pelo país inteiro. Para meu desalento ( conforme expressei em entrevista ao jornal Expresso de 03 de Setembro de 2000 ) constatei que essas estruturas só "mexiam" politicamente nos momentos de eleições e nos momentos de eleição das respectivas Comissões Politicas , eleição de delegados a Congressos ou escolha de nomes de candidatos a deputados. Fora desses momentos toda a actividade política das respectivas estruturas locais "hibernava" , tendo-me deparado com inúmeras situações em que alguns militantes do próprio partido se viram obrigados a integrar movimentos cívicos apartidários para poderem participar activamente em qualquer acção destinada a combater situações de manifesto prejuízo para as populações locais. Tudo porque a sede de protagonismo e de ascenção politica dos titulares dos cargos concelhios impedia que qualquer outro militante desenvolvesse uma iniciativa politica de relevo e interesse para a sua comunidade.Sinceramente não sei se em Alcochete se passa a mesma coisa , mas começo a ficar seriamente preocupado com o actual estado de coisas , e com o total silêncio da estrutura local do meu partido. E como o João Marafuga já percebeu também não sou de ficar calado muito tempo... Quanto aos comunistas , e antes de cairmos na tentação de abordar esta questão sob um prisma demasiado teórico e hermético , penso que será útil aos munícipes de alcochete atentar nalguns exemplos práticos do que é a verdadeira hipocrisia comunista. Tendo vivido em Setúbal durante 18 anos sigo com alguma atenção a realidade politica local. Foi sem surpresa ( só quem não conhece o "modus facienti" do aparelho comunista é que foi apanhado de surpresa ) que assisti ao saneamento politico de Carlos Sousa ( ex presidente da Câmara de Setúbal). Goste-se ou não , o certo é que para quem já teve curiosidade de ler Karl Marx percebeu que para aquele pensador sustentou a sua forma de pensar numa análise completa e rigorosa da sociedade da época. Concorde-se ou não ( e atenção Professor Marafuga EU NÃO CONCORDO ) com o marxismo , temos de admitir que o mesmo representou uma verdadeira ruptura epistemológica com o pensamento então dominante , factor que lhe permitiu desenvolver um enorme potencial de luta social e de intervenção política. O objectivo de Karl Marx foi criar essa ruptura com base numa análise que se quis rigorosa da sociedade de então. O que desde sempre se constatou é que os partidos comunistas desde sempre contrariaram essa lógica de transperência e o afastamento de Carlos Sousa é disso paradigma. Lembram-se das explicações constantes do comunicado da Comissão Concelhia de Setúbal do PCP. "Necessidade de renovar energias ...rejuvenescer e reforçar a equipa". Ou seja para o PCP , Carlos Sousa degenerou... Será que para o PCP o autarca virou incompetente de um dia para o outro? Não me parece. Afinal naquele mesmo comunicado o PCP refere "Saudamos os camaradas que mudam de tarefa... destacados autarcas com longos anos de actividade ... que têm dignificado o PCP...". Mas que riqueza semântica... A hipocrisia comunista neste capítulo chegou ao ponto do respectivo coordenador da Concelhia de Setúbal ( Vitor Barata ) ter , em entrevista ao Público de 24.08.2006 (tenho aqui guardadinho nos meus arquivos) , desvalorizado a dimensão pessoal da votação nas eleições autárquicas , afirmando que nestas eleições as pessoas votam e vou novamente citar ... "num programa de depois nas pessoas que compõem a lista". Francamente!!! Todos sabemos , e o PCP também sabe , que numas eleições autárquicas as pessoas votam nas pessoas... Aliás todos os estudos e sondagens recentes ( ainda há dias houve uma votação no Sapo sobre o assunto) revelam que , infelizmente , só uma percentagem reduzida da população se dá ao trabalho de ler os programas dos partidos nas eleições.Tal realidade foi aliás demonstrada nas últimas eleições autárquicas , onde candidatos houve que venceram os seus partidos de origem quando até se encontravam em situação de legalidade duvidosa. O PCP é o partido em que melhor assenta a máxima - a lógica da militância sobrepõe-se à lucidez do pensamento. É este o partido que está à frente dos destinos deste Concelho senhores!!! Renovo a afirmação de João Marafuga - SAIAM DA TOCA E PASSEM AO ATAQUE. O risco é evidente e está expresso nos comentários ao "post" de FBastos "Verdades a que temos direito". Uma abstenção maciça nas próximas eleições e os comunistas mais quatro anos "como peixe na água".

Luis Proença

Unknown disse...

Tenho encontrado pessoas que querem separar o marxismo do comunismo, branquear o primeiro, execrar o segundo, porque, no fundo, não perderam a esperança de que o grande Leviatã estendesse os tentáculos sobre toda a terra.
Tenho encontrado pessoas que querem separar o inseparável, pois o marxismo é a filosofia do comunismo, isto é, um não pode viver sem o outro.
Tenho encontrado pessoas que falam de Marx, mas nunca leram um texto daquele arremedo de filósofo, uma vez que, se não fosse como eu digo, saberiam que nos escritos daquele judeu renegado está a génese de todo o mal que ameaça soçobrar a Civilização Ocidental.

Anónimo disse...

Todos sabemos que o marxismo é a filosofia do comunismo!!! A denúncia da praxis e da hipocrisia politica dos partidos comunistas passa desde logo por salientar as suas incoerências com a ideologia que alegadamente perfilham. Com todo o respeito que o Senhor Professor me merece deixo-lhe uma sugestão. Qualquer esforço de mobilização de uma oposição alargada e abrangente contra a actual gestão camarária é ABSOLUTAMENTE INCOMPATÍVEL com comentários como o seu. V.Exª com esse tipo de linguagem e de posicionamento vai ASSUSTAR muita gente e desbaratar todo o esforço que FBastos tem promovido no sentido da denúncia sistemática e fundamentada das situações que merecem a atenção de todos nós. O uso de expressões como "judeu renegado" , "grande Leviatã" , "arremedo de filósofo" associam negativa e perigosamente este Blog com posições de um extremismo intelectual que poucos suportarão. Face à passividade tolerante com que os partidos políticos na oposição tem orientado a sua acção politica ( qual acção?) este Blog , pela mão de FBastos , constitui um bastião de oposição fundamentada que pode constituir um pólo de excepçcão para a mobilização dos municipes de Alcochete contra o actual estado de coisas. Caro Professor Marafuga , não deite tudo a perder com os seus devaneios ressabiados. Todos aqueles que querem remar para o mesmo lado que FBastos agradecem.

Luis Proença

Unknown disse...

É FALSO que «a denúncia da praxis e da hipocrisia política dos partidos comunistas passa [...] por salientar as [...] incoerências com a ideologia que alegadamente perfilham» porque toda a prática dos comunistas decorre muito coerentemente da cartilha marxista.
Ou você é um ingénuo político e, neste caso, sem saber, faz o jogo dos comunistas, ou anda a brincar com os leitores deste blog.
Desde quando é que os comunistas se afastaram um milímetro das grandes coordenadas do MANIFESTO COMUNISTA de Marx e Engels (1848)? Já leu este opúsculo? Não parece porque se o tivesse lido só por incapacidade de interpretação poderia escrever o que escreveu.
Ainda outra coisa: então você pensa que eu assusto algum alcochetano? Qual o conceito que você faz deste?
Finalmente, tenho perfeita consciência do tipo de linguagem que utilizo e sei o que me faz correr assim!
Para o ajudar a ver o que eu quero dizer, afirmo-lhe o seguinte: presidente da Câmara de Alcochete é que eu não quero ser porque não tenho competência para isso.

Anónimo disse...

Lá prossegue o Professor Marafuga na sua interminável sessão de "tiros nos pés". Basta atentar neste Blog para perceber que os únicos comentários de leitores são feitos aos posts brilhantes e objectivos de FBastos. Eu sou o único "ingénuo" que se dá ao trabalho de comentar os seus "posts". Todos os outros que "ousaram" entrar em diálogo com V.Exª foram "corridos" com o rótulo de "patetas" , "ingénuos" , "incapazes de interpretar" e com o imenso muro invisível consubstanciado na sua contundência verbal ao melhor estilo de qualquer pastor da Igreja metodista ou batista americana de cariz fundamentalista. Se as pessoas não se assustarem com o seu estilo de Torquemada cá do burgo , parece-me evidente que ninguém terá paciência para aturar os seus devaneios .Lá pelo facto de não querer ser presidente de câmara isso não significa que se possa dar ao luxo de afastar os potenciais leitores deste Blog com a sua verbosidade excessiva , com o rancor que transpira dos seus "posts" e com a sua tendência doentia em qualificar como mentecaptos mentais todos aqueles que "se atrevem" a comentar as suas posições , até mesmo quando , e pasme-se , aparentemente sustentam o mesmo propósito de combate ao actual quadro politico alcochetano. Por muito que aprecie esse seu horrendo papel de Adamastor deste Blog , não me vou deixar intimidar , até porque a Inquisição acabou formalmente em Portugal em 1821 e o «Index Librorum Prohibitorum" é uma figura do passado.

Luis Proença

Unknown disse...

Isso sei eu que você «...aparentemente sustenta[...] o mesmo propósito de combate ao actual quadro político alcochetano» que o deste blog.
Eu não combato os comunistas "aparentemente" porque nunca brinquei com a minha terra. Eu combato os comunistas porque eles são uma ameaça ao cristianismo, ao catolicismo, à tradição ocidental, à cultura de raiz popular, aos mais altos valores humanos, às liberdades individuais, à família, à propriedade privada, às leis do livre-mercado, etc.
Os comunistas desta terra de Alcochete lêem os seus e meus textos e é a si que dão razão, não a mim! Porquê? Eles não gostarão de tudo o que você diz, mas estratégica e conjunturalmente você serve-os.
Para calar o Marafuga, eles fariam aliança com o maior inimigo deles à face da terra porque para os comunistas todos os meios valem para a consecução dos fins. Só quem não leu meia dúzia de textos de Lenine pensará que falo gratuitamente.

Anónimo disse...

É o Marafuga que CALA O Marafuga. Como é que você ainda não percebeu isso?!! É o radicalismo das suas posições , o ódio e rancor que destila das suas palavras que impede que o ouçam. Será que isto é assim tão dificil de perceber? Ninguém o quer ler e muito menos comentar! Não me faça rir! Onde é que você combate os comunistas? Quando você andava de punho no ar a gritar PCP ,andava eu , ainda um jovenzito , no Bairro Bento de Jesus Caraça em Setúbal , de madrugada , debaixo de pedradas e garrafadas a colar cartazes da AD. Deixe-se portanto de trocadilhos e de jogos de palavras intencionalmente subversivos do seu verdadeiro sentido. Já agora não podia imaginar que o senhor fosse tão intimo dos comunistas ao ponto de saber o que eles pensam sobre estes comentários. Ou será que ainda pensa como eles?...Será essa a tal aliança entre os comunistas e o seu maior inimigo à face da terra (o ex comunista Marafuga).É que com estes "posts" você está a fazer um enorme FAVOR aos comunistas. Fala tanto deles e tão mal que acaba por ter um efeito psicológico contrário no leitor. Arrisca-se a criar no leitor uma espécie empatia piedosa para com os comunistas por serem alvo de tamanho ódio e rancor. É você quem acaba por servi-los da forma mais encapotada e ardilosa que se pode imaginar... Siga o exemplo de FBastos e promova um combate sustentado na denúncia de situações concretas que interessam à nossa terra. Deixe de querer ser D.Quixote e colabore no excepcional esforço de FBastos.

Luis Proença

Fonseca Bastos disse...

Caro Luís Proença:
Por favor, não invoque a minha pessoa nas invariavelmente azedas trocas de opiniões com o companheiro de blogue João Marafuga. Deixa-me em posição desconfortável.
Para bem de todos, especialmente de vós próprios, gostaria que tentassem encontrar pontos de convergência nas opiniões expendidas. Talvez não seja impossível.
Espero, pacientemente, que o consigam.
Faço um veemente apelo à pacificação e, se necessário, estou disponível para medear um diálogo cara-a-cara entre ambos.

Anónimo disse...

Caro FBastos,

Compreendo a sua solicitação e , apesar de não ser minha intenção colocá-lo em posição de desconforte , apresento as minhas humildes desculpas se involuntariamente o coloquei nessa situação. Penso ter sido perceptível o meu esforço para encontrar pontos de convergência com o Professor João Marafuga. Basta para isso atentar no meu primeiro comentário a este «post». Contudo , mesmo assim , a invés de aproveitar tal esforço , o senhor Professor decidiu , uma vez mais , desbaratar energias , preferindo o ataque pessoal a quem se posicionou a seu lado. Pelos vistoso professor prefere o combate solitário , qual «lone ranger» , atacando ferozmente tudo e todos que ousam comentar os seus «posts». Agradeço a sua disponibilidade para medear o diálogo cara-a-cara com o Professor Marafuga e afirmo-me desde já disponível para tal. Mesmo quando o Professor me mandou «pentear macacacos» respondi com um convite para um café. Acredito sinceramente que será de extrema utilidade unirmos esforços para este combate. Os pontos de convergência entre nós são evidentes. É preciso é que não os desvalorizemos com assomos de "raiva" cuja origem e causas remotas ainda não percebi completamente. Estou ao Vosso dispor.

Luis Proença

Unknown disse...

Sr. Bastos, qualquer pessoa, minimamente avisada, sabe que a humanidade chegou a uma encruzilhada de vida ou morte.
Ora o meu problema com o sr. Luís Proença "ab initio" consubstancia-se neste meu indelével juízo de valor: nós não podemos branquear a causa primaz do comunismo e execrar este. Esta incongruência, fruto de um pragmatismo primário, mata-me porque favorece os comunistas.
Nesta conformidade, não posso tomar café à mesma mesa de pessoa que se reclame da direita política mas cujo discurso não faça uma separação muito rigorosa das águas.

Fonseca Bastos disse...

Para mim, o comunismo acabou com o derrube do muro de Berlim. Já nem os chineses querem essa ideologia bafienta. Restam dois tristes exemplos significativos, que terão, creio, os dias contados: Coreia do Norte e Cuba.
Daí que execrar um defunto se me afigure exercício inútil.
Parece-me que a única forma de acabar com o que resta do "nosso" PC é denunciar as incoerências, as mentiras e as manhas de alguns dos seus supostos seguidores locais.
Empenhem-se sobretudo nas alternativas, porque o "nosso" PC está a suicidar-se mais depressa do que era suposto.
Há alternativas? Onde? Como? Quem?
Nisto, creio, João Marafuga e Luís Proença estarão de acordo.
Então, caro Marafuga, fuma ou não o cachimbo da paz?

Unknown disse...

Sr. Bastos, o comunismo nunca esteve tão vivo como hoje. Os chineses não querem mais nada senão o comunismo, servindo-se eles das leis das democracias capitalistas para fazerem dinheiro que na maior percentagem é investido no exército que virarão contra o Ocidente. Para este uma das maiores ameaças é o Irão, mas os chineses (também o russos) estão sempre contra medidas que isolem aquele país islâmico.
Não se acaba com o nosso PC nem com outro PC à face da terra se não se cortar a cabeça da serpente.
Só aparentemente é que «...o nosso PC está na suicidar-se mais depressa do que era suposto»

Anónimo disse...

Caro FBastos ,

O convite para o café mantém-se intacto. Concordo que a única forma de acabar com o que resta do PCP é mesmo denunciar , caso a caso e de forma fundamentada , as suas incoerências no plano nacional e local. Temo contudo que todo o esforço que se vem desenvolvendo nesse sentido neste Blog resulte manifestamente prejudicado pela associação a alguém de sustenta ideias tão "estranhas" , contundentes e perigosamente radicais como aquela de "cortar a cabeça à serpente" , expressão que pode legitimar um vasto leque de interpretações muito pouco abonatórias para quem se afirma "democrata" , "cristão" e "liberal" e por arrastamente , para este Blog. De qualquer forma , a fobia do Professor Marafuga em relação ao comunismo e aos chineses , bem traduzida na sua "profecia" de uma eventual invasão do ocidente pelo exército do RP da China , teria muito mais sentido e oportunidade se se traduzisse numa denúncia de uma questão tão próxima de nós como a questão em torno da proliferação das "lojas chinesas" e do estilo de concorrência que esses estabelecimentos que se espalharam por todo o lado ( Alcochete não é excepção) fazem ao nosso comércio tradicional . Naquilo que puder vou colaborar consigo na denúncia das incoerências e mentiras dos "nossos" comunistasinhos , e vou fazê-lo sem pensar que amanhã podemos ter o exército chinês a invadir Alcochete. Quanto ao Senhor Professor Marafuga , reitero que me merece todo o respeito , mas é óbvio que manter o diálogo com esse senhor só pode conduzir à destruição da credibilidade deste Blog , e nisso não vou certamente colaborar.

Citando François La Rochefoucauld (Máximas) «... o ridiculo desonra mais do que a desonra.»

Para terminar direi apenas que seria um fanático na acepção da palavra se mantivesse o meu esforço de resposta ao Professor Marafuga. É que para mim o fanatismo consiste no redobrar do próprio esforço quando nos esquecemos do objectivo , e nesse aspecto o Professor Marafuga , na sua cruzada contra o comunismo , perdeu completamente o sentido do que verdadeiramente importa.

Luis Proença