06 outubro 2006

Cheira-me a esturro

Algumas notas a propósito disto e disto, bem como de algo relacionado que li noutras fontes, notícias que vão escorrendo aos bochechos "pour empâter la bourgeoisie".
Oxalá me engane mas desconfio que este súbito afã informativo sobre um plano estratégico de turismo prenuncia na melhor das hipóteses (ou na pior, depende da perspectiva) mais "betonização".
Eu sei (e muita gente também sabe) que a construção de três hotéis nas antigas secas de bacalhau é projecto mais antigo que o PDM de Alcochete e que o arranjo dos acessos e do espaço circundante do fórum cultural encalhou há, pelo menos, dois anos.
Eu sei (e muita gente também sabe) haver outros projectos turísticos privados, um dos quais de grande envergadura e cujos planos andam de Herodes para Pilatos há muitos anos.
Contudo, nenhum do planos urbanísticos ou paisagísticos mencionados nas notícias recentes potencia, no curto prazo, qualquer empreendimento privado, seja ele hotel ou aldeamento turístico. Tanto mais que a maioria das obras descritas nada tem a ver com turismo mas com requalificação ambiental.
Para mim estas notícias são mistificação. E, ainda por cima, requentadas porque nada do que delas consta é anunciado pela primeira vez. Mas nunca se passou disso, infelizmente.

Sem comentários: