24 outubro 2006

E mais esta novidade




Há coisas que devem partilhar-se por serem de interesse geral, porque as imagens, a devoção, a cor, a beleza, a paisagem e o tipicismo não estão sujeitos a barreiras linguísticas. São universalmente compreendidos e por isso a Internet é o meio ideal para mostrar ao mundo que os alcochetanos existem e são gente com tradições e emoções.

Continuo a crer que Alcochete aproveita mal as novas tecnologias de informação e comunicação e, na medida das minhas modestas capacidades, tenho procurado demonstrar ser possível fazer mais. Porque se nos abrimos ao mundo teremos muito a ganhar.
Este filme caseiro é de minha autoria (imagens e animação) e condensa pequena parte dos milhares de fotografias sobre Alcochete que mantenho em arquivo.
A banda sonora é original e foi produzida em computador por um ex-companheiro de trabalho, Manuel Araújo, ao qual agradeço esta colaboração e a disponibilidade manifestada para o futuro.
Veja, reveja e comente. Poderá também pontuar o interesse do filme directamente nesta página do YouTube.
Prometo mais animações, porque o meu arquivo é vasto e os temas diversificados.

Já agora, uma informação para quem não conhece estas festas e talvez nem mesmo Alcochete: as Festas do Barrete Verde e das Salinas realizam-se, anualmente, na segunda semana de Agosto. São organizadas, desde o início da década de 40 do século passado, pelo Aposento do Barrete Verde.
Presto homenagem aos antigos e actuais dirigentes da colectividade pela dedicação e tremendo esforço necessários para manter viva a tradição.


P.S. - Este vídeo sobre as festas do Barrete Verde e das Salinas foi hoje (quarta-feira, 26 de Outubro) o mais visto na secção «Travel & Places» do YouTube.
É este potencial de Alcochete que, espero, muito mais gente saiba aproveitar.

1 comentário:

Unknown disse...

Sr. Bastos, venho tirar o meu chapéu ao seu trabalho.
Parabéns!