06 fevereiro 2006

Obrigado ao «Escândalos no Montijo»

É prática habitual na blogosfera agradecerem-se referências e citações. Faço-o ao autor de «Escândalos no Montijo», que transcreveu um texto meu.
Por estar atento ao que se passa no nosso cantinho, prometo colocá-lo na lista de blogues locais quando alguém os criar ou me informar da sua existência.
Até agora encontrei apenas um, mas inactivo há muitos meses.

ADENDA
Após ter escrito o texto acima, o autor do blogue «Escândalos no
Montijo»
volta a distinguir-nos com referências encomiásticas e
transcreve outro dos nossos comentários. Obrigado, uma vez mais.

Mas convém separarmos as águas: outros transmitem notícias, nós reagimos. A função primordial do nosso blogue não é informar mas esclarecer.
Comentar declarações e atitudes, sugerir e reflectir sobre inquietações individuais ou colectivas. Ao alto da coluna da esquerda inscreveram-se os objectivos: "Aspirações, ideias, comentários e debate sobre assuntos relacionados com o concelho de Alcochete".
Sou menos cáustico em relação à comunicação social local e regional, porque quatro décadas da minha vida foram passadas em redacções da Imprensa e da Rádio.
Duvido que tente manipular. Faz demasiados fretes, talvez. Os jornais, sobretudo, por terem meios limitados, serem de distribuição gratuita e a sua sobrevivência depender da generosidade dos anunciantes.
Não há Imprensa independente sem leitores dispostos a pagar o preço da liberdade de expressão!
É difícil ser-se isento se fontes, autores e protagonistas das notícias vivem perto uns dos outros e se cruzam na rua, nos cafés e no supermercado. Mais ainda se a maioria dos cidadãos é indiferente ao que a rodeia, deixando campo livre ao caciquismo e à manipulação política.

1 comentário:

Anónimo disse...

Mais uma vez agradeço os agradecimentos escritos sobre os Escândalos no Montijo, não fazemos mais do que a nossa obrigação. Relembro de que os Escândalos no Montijo não só dão notícias, também denunciamos casos, negligências objectivas de actos políticos locais, queixas de cidadãos e grandes reportagens fotográficas e que em breve passará a ter um site com reportagens em vídeo e som. Tudo isto é feito para chamar à atenção dos políticos locais que muitas vezes ignoram situações simples mas que podem mudar a vida dos Montijenses e não só. Dou como exemplo a minha reportagem fotográfica sobre o Cais do Seixalinho e que deu origem à Transtejo ter que fazer obras no cais. Trabalhamos, fundamentalmente em prol do cidadão. O maior sucesso para o vosso trabalho que eu reconheço que é bom. Um Abraço Bruno Morais