25 fevereiro 2006

Atenção à História local

Legenda da imagem
Nesta casa, sita no n.º 3 da Rua de «O Século», nasceu José Estevam algures em 1877. Infelizmente, nenhuma placa o referencia.

Desde José Estevam – isto é, meados da década de 50 do século passado – viram a luz do dia raríssimas obras históricas centradas em Alcochete.
Do próprio José Estevam há seis inéditos à espera de publicação. Foram cedidos gratuitamente ao município, há quase dois anos, pelo dr. Elmano Alves, mas continuam desconhecidos porque arquivados algures.
Os títulos das obras são «Efemérides Alcochetanas», «Os Ratões em Alcochete», «A Corte em Alcochete», «A Misericórdia de Alcochete», «Figuras de Alcochete I» e «Figuras de Alcochete II».
Além disso, o ofertante possui imensa documentação contemporânea, escrita e fotográfica, que deveria ser reproduzida e disponibilizada à comunidade, quanto mais não seja sob a forma electrónica se não houver dinheiro para a editar em livro.
Havendo ainda tanta coisa por descobrir e revelar, chamo a atenção de estudiosos da História local para um novo e interessante sítio na Internet, disponibilizado pelo Arquivo Nacional da Torre do Tombo.
Neste sítio há pistas interessantes que podem ter relação com a nossa terra. Pesquisando pela palavra 'Alcochete', encontrei nada menos de seis páginas relacionadas com ela.
Mas presumo que o servidor tem reduzida capacidade de processamento de informação, pelo que pode estar inacessível.

Sem comentários: