17 dezembro 2008

É possível alumiar o futuro


A sugestão fora por mim enunciada num comentário a este texto e retomo-a acrescentando algumas ideias complementares. Horas após tê-lo redigido, vários intervenientes num debate na RTP1 pronunciavam-se em sentido idêntico: os portugueses sairão mais ricos desta crise se derem as mãos e agirem.
Que sugeria no comentário?
Guardem-se as bandeiras partidárias nas eleições locais de 2009 em Alcochete e todos – militantes e simpatizantes de partidos, cidadãos indiferentes em geral – dêem as mãos para que a esmagadora maioria dos eleitores vá às urnas sufragar mulheres e homens "novos" que garantam trabalhar e agir «Por Alcochete».
Explico-me melhor acerca dessas garantias, a assumir – individualmente e por escrito – como compromisso de honra:
1. Desempenhar o cargo com liberdade e independência, num espírito de serviço cívico prestado à comunidade, cujos interesses sobrelevam quaisquer outros, tal como determina a Constituição: "prossecução de interesses próprios das populações";
2. Não retirar qualquer proveito pessoal, familiar, empresarial, confessional, partidário ou político, para além do legalmente previsto em matéria de remuneração pelo trabalho desenvolvido;
3. Nortear acções e decisões pela ética e pela transparência, respeitando os superiores interesses da comunidade alcochetana, o seu bem-estar, a coesão social e a qualidade de vida;
4. Regularmente justificar e prestar contas aos alcochetanos sobre actos, decisões e administração financeira, em órgãos informativos das autarquias, para que conheçam e compreendam o sentido e os objectivos das medidas adoptadas, de modo a existir clareza e transparência na relação entre o poder político e a comunidade.
Os partidos podem entender-se e uma coligação global é viável. Seria uma pedrada no charco, a que o poder central dificilmente ficaria indiferente.
Ao invés de proporem três, quatro ou cinco programas eleitorais inúteis, bem como dezenas de candidatos que ninguém conhece de parte alguma, nada obsta a que apresentem listas conjuntas e um único programa de acção. Num tal cenário alargar-se-ia imenso a possibilidade de envolvimento dos melhores, ou dos mais disponíveis e empenhados.

Uma campanha com tais características implicaria muito menor despesa e a receita excedentária angariada por partidos e cidadãos, com a finalidade de a subvencionar, seria canalizada para instituições locais de solidariedade social, às quais estão a recorrer, crescentemente, centenas de alcochetanos estigmatizados pelo desemprego, pela pobreza e pela fome.
Os partidos são a essência da democracia e as suas estruturas locais, pelo menos, têm de demonstrar que a regeneração do sistema democrático ainda é possível.
Puro idealismo? Talvez. Mas demonstrem-me ser injustificável concretizá-lo num período difícil como o do mandato 2009/2013, relativamente ao qual a conservação do poder, o assalto ao poder, as divergências e as ideologias serão factores acrescidos de vulnerabilidade.
Aglutinando forças que permitam enfrentar com bom-senso e esperança as consequências económicas e sociais dos dias negros que se avizinham, creio poderem abrir-se caminhos novos e diferentes.
Quem tem medo de rasgar novos caminhos?

4 comentários:

Unknown disse...

Caro FBastos
Reconheco que precisamos de ideais nos quais acreditar, mas na verdade temos que ser mais analíticos em relação à realidade do meio em que vivemos. Infelizmente não podemos só fazer escolhas morais. Temos de fazer escolhas à luz de uma visão realista sobre como encontrar meios políticos de se atingir o desígnio que todos queremos. Mais e melhor Alcochete. Infelizmente não basta dizer que um outro caminho é possível.O que temos que nos perguntar é: que outro caminho é este que é possível? Imaginar utopias é exactamente o que não devemos fazer. O que devemos fazer é analisar a realidade e verificar que escolhas concretas podemos fazer.
Cuidado com as utopias. É que quando constatamos que as utopias não podem ser concretizadas ,a desilusão é ainda maior.

Fonseca Bastos disse...

Utopia, caro Luís Proença?
Utópicas serão as campanhas do costume no actual panorama económico, social e político.

Fernando Pinto disse...

Nem mais, FB.
Basta olharmos apenas para o nosso umbigo...que é como quem diz para os politicos da nossa praça.
Agora tirem as vossas conclusões e sinceramente digam-me se porventura não existem condições de se fazer Mais e Melhor??
Não existem limites para os nossos sonhos, basta acreditar!
Eu acredito que existam pessoas com capacidades para desinteressadamente lutarem por um Alcochete melhor que beneficie as suas gentes.

Fonseca Bastos disse...

Caro Fernando:
Foi também por saber alguma coisa sobre o modo como se não fez e não faz política na nossa praça que escrevi o texto.
Estou a ficar pitosga ou nunca houve política no nosso concelho, excepto três a seis meses antes de eleições?
Não a enxergo, em parte alguma, fora da época da caça ao voto. Por isso a abstenção se abeirou dos 40% em eleições anteriores e subirá ainda mais no próximo ano.
Considero uma excepção o excelente trabalho de sedução política de Luís Proença, neste blogue, que principiou cerca de dois anos antes. Mas uma andorinha não faz a Primavera...