26 dezembro 2008

Alfredo José Cardoso Júnior, exemplo de dedicação à Sociedade e sua Banda


Esta pequena história de vida de Alfredo José Cardoso Júnior, nascido em Alcochete em 1932, filho de Alfredo José Cardoso e de Palmira do Carmo Pereira, integra-se no 111º aniversário da Sociedade Imparcial 15 de Janeiro de 1898.
Alfredo frequentou a escola do Rossio, recordando com saudade o eminente professor Francisco Leite da Cunha.
No primeiro edifício da Sociedade (Largo António dos Santos Jorge), começou a aprender música com os monitores José Canteiro e, seguidamente, Manuel Gomes da Mestra que tocavam, aquele tuba, este clarinete e flauta.
O primeiro instrumento musical que Alfredo tocou foi clarinete, passando depois para o saxofone soprano e, por fim, saxofone tenor.
Durante mais de cinquenta anos, tocou na Banda da Sociedade Imparcial 15 de Janeiro de 1898 sob a regência de vários mestres, vale referi-los, António Gonçalves, Mário José da Costa Marques, José Lopes Bastos, Leonel Duarte Ferreira, Mariano Guerreiro Domingues, Estêvão António Barrinha e, por último, António Francisco Rei Menino.
Por diversas vezes, em simultâneo com a sua actividade na Banda, Alfredo fez parte dos corpos sociais da colectividade como secretário, vogal e tesoureiro.
A Sociedade Imparcial 15 de Janeiro de 1898 distingue-o através de vários diplomas; em 1998, a Federação Portuguesa das Colectividades de Cultura e Recreio atribui-lhe um diploma e uma medalha de valor e exemplo pelos seus cinquenta anos ao serviço da música; a 25-4-95, a Câmara Municipal de Alcochete, homenageando o movimento associativo, honrou com uma medalha Alfredo José Cardoso Júnior, alma simples de Alcochetano, mas também grande senhor por força de uma vida inteiramente cumprida.

5 comentários:

Fernando Pinto disse...

São estas atitudes, é esta forma de vida que distingue os grandes homens e partilho inteiramente da opinião do Professor:
O Sr. Alfredo Cardoso é de facto um grande alcochetano e sobretudo um grande homem!
Infelizmente...são poucos nos dias de hoje.

Unknown disse...

Neste trabalhinho, aparentemente simples, participaram os senhores Alfredo Canário e Fonseca Bastos.

Paulo Benito disse...

parabens pelo trabalho

Fonseca Bastos disse...

Dedicar mais de meio século de vida a uma causa é raro exemplo humano nos dias de hoje.
Será possível organizar uma homenagem com solenidade e brilho equivalentes ao da dimensão humana do Senhor Alfredo José Cardoso Júnior?

Fernando Pinto disse...

Plenamente de acordo FB, deve-se a este homem uma cerimónia à altura da sua dimensão enquanto humano e sobretudo servidor de uma comunidade, onde por vezes impera a falta de memória.
Convenhamos que se deverá tratar de uma cerimónia onde apenas figure a gratidão enquanto sentimento supremo e que não se faça da ocasião, como acontece quase sempre, um aproveitamento político, onde apenas reina a falsidade.
Estou disponível para integrar alguma comissão representativa da população para o presente acto.