06 dezembro 2008

Não há Bela sem senão!

Hoje apeteceu-me ir à celebração da Eucaristia, vulgo missa.
Apeteceu-me e fui.
Eram 18H00 quando saí de casa. Desci a Estrada da Atalaia e atravessei o Rossio com muita satisfação porque estava nataliciamente muito bem iluminado.
A mesma sensação senti quando, pouco depois, entrei no Largo de São João Baptista. Uns passos à frente logo reparei que o mesmo cenário se repetia no jardim da Igreja.
Mas quando subia as escadinhas da Igreja e observava o presépio, tive uma sensação desoladora: a minha atenção não se centrava na representação da família (Maria, José e o Deus-Menino), mas na dos animais (o burro e a vaca), estranhamente desproporcional em todo o conjunto à frente dos meus olhos.
Estamos a comemorar o nascimento de Jesus Cristo, mas a minha mente foi para a Cruz do alto da qual a vítima inocente disse: "Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem" (Luc., 23, 34).

1 comentário:

Unknown disse...

Cristo é Senhor pela Criação.
Cristo está presente na Criação desde o começo.
O homem foge continuamente à integração do finito no Infinito. A Eucaristia relembra-nos a real presença de Deus no pão para que o acto quotidiano de comer este não se transforme em crime.
Cristo assumiu Jesus. A negação desta verdade da Fé nega o SER, de todos fazendo montes de carne.