26 dezembro 2008

Obviamente...demarco-me...

Abro aqui uma excepção à promessa que fiz a mim próprio quando integrei o quadro de residentes deste blogue de evitar fazer considerações sobre o estilo e postura de quem aqui escreve . Fi-la por razões óbvias de sã convivência com os meus colegas residentes.
Contudo , impõe-me a consciência que abra uma rarissima excepção a esta regra na medida em que a situação em apreço roça , numa perspectiva puramente juridica , a injúria e a difamação.
Diz-me a minha parca experiência politica , que esta é e sempre foi uma área de actuação preferencial dos designados moralistas.
Na verdade é frequente assistirmos na politica a discursos em que se procura atingir pessoas determinadas e concretas através de acusações genéricas que visam dar à simples responsabilidade política a conotação de grave culpa moral , situações em que habitualmente se usa uma linguagem agressiva de imputação moral directa contra o(s) acusado(s) que evidentemente não têm responsabilidade pessoal concreta relativamente às imputações que lhe(s) são dirigidas com recurso a saltos lógicos extraordinários.
É evidente que nessas situações , o desejo de inculpar de quem age e se expressa dessa forma e o impulso incontrolável de emitir juízos morais de extrema severidade , é muito mais forte que a razão , desacreditando o seu próprio autor e o suporte em que se expressa.
Vem esta reflexão a propósito do post designado «Destruidores civilizacionais e corruptos» assinado por J.Marafuga.
Sem prejuízo do respeito que o autor do «post» , o seu estilo muito peculiar e as suas opiniões me merecem , e da liberdade de expressão que sempre caracterizou este espaço , a verdade é que o salto lógico a que aquele recorre para estabelecer uma comparação negativa entre os comunistas e um conhecido autarca condenado por corrupção nada tem a ver com a denúncia fundamentada dos erros e da má gestão autárquica dos comunistas em Alcochete , com o debate de ideias sobre o concelho , e é demasiado perjurativo e insultuoso para que eu possa correr o risco , enquanto co-residente deste Blogue , de , com o meu silêncio , ser acusado de pactuar com este tipo de discurso.
Assim , e para que todos fiquem a saber , obviamente que discordo e me demarco completamente do citado «post» de J.Marafuga.

1 comentário:

Unknown disse...

Tem todo o direito de se demarcar...mas não me demita.