08 novembro 2008

Estruturas Mentais e Metamorfoses

Sendo um adepto confesso do debate de ideias , é nessa perspectiva que respondo ao post anterior do Prof. João Marafuga. Faço-o pois sem qualquer intuíto provocatório.
Basta ler o post anterior do Prof. João Marafuga para se ter um panorama extremamente realista do que representa a metamorfose da estrutura mental de um antigo esquerdista em aguerrido direitista. É um fenómeno que está longe de ser exclusivo do Prof. João Marafuga e que está, de resto, na génese do movimento dos neoconservadores americanos (cujas raízes na extrema-esquerda, designadamente trotskista, são conhecidas). Mas, atendendo à pequenez da escala João Marafuga, este trânsito da esquerda radical para a direita evangelista de George W. Bush e McCain assume no caso daquele senhor em concreto uma proporção que respeitosamente classifico de redundante.

A metamorfose sofrida por João Marafuga (que ele próprio relembra de forma recorrente) evidencia que o seu actor continua a padecer de uma obsessão cega que se mantém desde o inicio do Praia dos Moinhos e que se traduz em pontapear e escorraçar tudo o que possa interferir com a leitura sumária que faz das situações.

É com base nessa obsessão que devemos enquadrar mentalmente o post de João Marafuga intitulado «Dismistificação do Artigo de Luís Proença».

Foi também com base nesta estratura mental esquerdista metamorfoseada em direitista evangélica desprovida de estados de alma que tantos ex-esquerdistas transitaram das suas certezas revolucionárias de ontem para as certezas neo-conservadoras de hoje. Não espanta, por isso, que a sua estrutura mental se mantenha basicamente a mesma. Pouco importa que aquilo que não queriam ver ontem (a deriva revolucionária) não seja aquilo que não querem ver hoje (a deriva imperial americana). Simplesmente, não querem ver.
Não querem ver, por exemplo, que a invasão do Iraque e o caos total que se instalou no Médio Oriente foram espaços oferecidos de mão beijada ao florescimento do fundamentalismo e do terrorismo islâmicos. Não querem ver o que hoje todos sabemos sobre os motivos inconfessados da guerra no Iraque. Não querem ver que a guerra contra o terrorismo foi desviada e subvertida pela estratégia que os neo-conservadores e o "corporate government" dos interesses económicos de alguns grupos empresariais americanos controlados pelos republicanos desenharam para impor a "democracia" no Médio Oriente.
E o que dizer da bancarrota que atingiu o sistema financeira americano e mundial fruto do desmantelamento dos mecanismos de regulação dos mercados promovido por Bush em prol dos interesses de alguns…
Certamente que estruturas mentais como a do Prof. João Marafuga não alcançam essas evidências.
PS: Para quem estiver interessado aqui e de forma a melhor enquadrar esta temática passo a reproduzir o conceito de «estrutura mental de esquerda» perfilhado pelo Prof. Marafuga:
«A estrutura mental de esquerda
Consciente ou inconscientemente, tem uma estrutura mental de esquerda quem está contra a milenar tradição. Quem está contra o livre mercado e a propriedade privada, defendendo o peso do Estado sobre a sociedade. Quem está contra o cristianismo e a família. Quem no lugar de Deus põe o ambiente e a partir deste transmuta todos os valores que agora são coisas como o clima, a conservação da natureza, os direitos dos animais, etc. Quem defende que o género em sexualidade é escolha do indivíduo. Quem defende o casamento entre homossexuais, o aborto, a eutanásia, etc. »
Etiquetas:
pensamentos
publicado por JMarafuga @ 27.9.06

Sem comentários: