28 julho 2008

Esperanças (2)

Em Alcochete o terreno é geralmente plano (a maior elevação ronda os 60 metros), mas fora dos centros urbanos não há bermas seguras para peões e muito menos para ciclistas.
Tomemos como exemplo quatro vias extensas, com tráfego intenso, que interligam aglomerados populacionais interdependentes e significativos: Estrada Municipal 501 (Alcochete-Samouco), Estrada Municipal 502 (Alcochete-Atalaia/Fonte da Senhora), Estrada Nacional 119 (Alcochete-São Francisco-Montijo) e Caminho Municipal 1003 (da EM502 à EN119, em São Francisco).
Em todas há espaço livre suficiente mas nenhuma tem bermas arranjadas, sendo perigosas e inseguras para ciclistas e pedestres porque desrespeito pelos outros é o desporto favorito de demasiados automobilistas. Basta atentar na quantidade de lixo acumulado nas bermas, lançado borda fora de veículos em movimento, para perceber quanta incivilidade por aí campeia.
Contrasensos de um concelho plano com excelentes condições naturais para marchar, passear e andar de bicicleta, actividades impossíveis sem riscos significativos porque se desprezam limites de velocidade e nenhum autarca reparou atempadamente na carência de obras pouco dispendiosas e imprescindíveis para o bem-estar de residentes.
Espero que isto seja contemplado em alguma lista de prioridades de candidatos com outra cultura e mais respeito pelas pessoas. Mas que as promessas não fiquem no papel, porque disso estamos fartos.

2 comentários:

Teles disse...

Aqui está um comentário com o qual concordo a 100%. Acho que em todas as estradas existe espaço de berma suficiente para serem feitas ciclovias ou passeios pedonais por forma a melhorarem a qualidade de vida dos alcochetanos. Deixo aqui também uma sugestão a quem a quiser aproveitar: em frente à minha casa (em São Francisco) existe um terreno vazio que serve para os carrinhos de choque nas festas de São Francisco. Pessoalmente acho que teria um melhor aproveitamento se fosse utilizado para um parque infantil tendo em conta que é um terreno utilizado 4 dias por ano (sou suspeita porque sou mãe e acho que espaços para crianças nunca são demais!)
Obrigada

Anónimo disse...

ah! que bom ver que não sou unica a sentir falta de ciclovias! como sou 'desastrada' acabo por privilegiar o carro em deslocações que de bom grado faria em 'bikla' se houvesse pista apropriada!