15 julho 2008

A capela de Nossa Senhora da Vida


O medo de que nos colem rótulos jamais poderá inibir-nos de denunciar a irresponsabilidade e a incompetência que campearam e campeiam nesta terra de Alcochete.

Outro problema que devemos recordar é o do infeliz restauro da capela de Nossa Senhora da Vida por uma das câmaras presidida pelo sr. Miguel Boieiro.

Talvez muita gente não se lembre, mas o tecto da capela de Nossa Senhora da Vida exibia pinturas religiosas que poderiam datar do último quartel do séc XVI, pois é desta altura a construção do inestimável monumento.

Embora as desculpas que se apresentem sejam mais de mil, a verdade é que, por imperdoável incompetência, o tecto foi abatido com a perda irreparável das valiosas pinturas, empobrecendo-se o nosso património artístico.

Lembro-me de se dizer que tinham sido tiradas fotografias antes da destruição do tecto, o que será já algum sinal de má consciência, mas, se há as tais fotos, faça-se ao menos o que se tinha pensado, contrate-se um pintor abalizado para o efeito e restitua-se ao espaço em foco um arremedo da sua dignidade original.

2 comentários:

Fonseca Bastos disse...

Tenho alguma curiosidade em saber a época em que teria sido obtida a imagem ilustrativa do artigo, porque nessa altura a igreja, o edifício privado adjacente e o muro estavam em estado lastimável.
Pelo modelo dos automóveis sou levado a apontar meados da década de 60.

Unknown disse...

Sr. Bastos, esta foto é do segundo lustro dos anos 70, embora eu tenha fotos tiradas por mim a vários edifícios e lugares de Alcochete da década que refere.