16 novembro 2006

Pode ser legal, mas... (3)

Em meados de Outubro escrevi este e este textos, assinalando que um cidadão interessado em esclarecer-se acerca do alcance da alteração ao regulamento de utilização da piscina municipal de Alcochete teria, previamente, de resolver algumas charadas, devido à existência de versões distintas no sítio da câmara na Internet e no jornal oficial do Estado.
Sei que tinha razão.
Na pág. 2 deste suplemento ao «Diário da República» de terça-feira, vem publicado o Edital n.º 454/2006, de 10 de Outubro, da Câmara Municipal de Alcochete, contendo a versão completa da alteração ao Regulamento de Utilização das Instalações Desportivas Municipais (piscina municipal).
Assim está correcto e agora os munícipes têm bases para se pronunciar. Oxalá o façam até 14 de Dezembro.

Na pág. 5 do mesmo suplemento ao jornal oficial do Estado vem ainda publicado o Edital n.º 455/2006, também de 10 de Outubro, contendo uma proposta de regulamento do Fórum Cultural de Alcochete, em discussão pública até 14 de Dezembro.
Destaco apenas dois pormenores: o preâmbulo e o art.º 27.º.
Naquele gostei, particularmente, do seguinte parágrafo: "...optou-se por um regulamento que, a par da definição das regras básicas necessárias ao seu eficaz funcionamento, garante a flexibilidade necessária à sua polivalência e não fecha a porta a outras soluções futuras, para a sua gestão e funcionamento, que porventura se evidenciem mais adequadas ao cabal aproveitamento do equipamento cultural em causa".
Há uns meses houve, neste blogue, diálogos sobre a gestão do fórum e folgo em saber que alguém os leu.

Quanto ao art.º 27.º, tal como está redigido pode originar problemas entre funcionários fundamentalistas e jornalistas em serviço, não devendo estes ser impedidos de exercer a sua missão profissional, sob qualquer pretexto, goste ou não o poder vigente deles e do órgão que representam.
Refiro especificamente os jornalistas por possuírem uma carteira profissional e serem os únicos que trabalham à vista de toda a gente, pois quanto a espectadores indesejáveis ninguém conseguiu ainda impedi-los de actos de pirataria.


P.S. - Esqueci-me de incluir uma nota sobre o fumo no fórum cultural.
Lamento a permissão de fumar em sítios específicos, tal como consta do projecto acima mencionado.
Eu próprio tive de fugir do átrio numa noite de concerto, devido à acumulação de fumo e à manifesta insuficiência do sistema de extracção.
Duvido que a afluência seja prejudicada pela proibição de fumar em qualquer área do fórum. São outros os factores que influem na atracção de espectadores.

Sem comentários: