Há pouco mais de um mês escrevi isto a propósito do afã informativo sobre um certo plano estratégico de turismo para Alcochete, ao qual não dou crédito por me parecer que as notícias prenunciam somente "betonização".
Acabo de ler esta notícia relacionada com a marca Ribatejo e o vizinho distrito de Santarém, contendo imensas pistas para trabalhar acertadamente no futuro, parecendo-me a oportunidade ideal para sublinhar dois erros alcochetanos: a inexistência de associação empresarial e o desconhecimento da relevância real e potencial da marca Alcochete.
É bom recordar que várias empresas com sede no concelho se situam entre as que apresentam maior volume de vendas e de exportações nos respectivos sectores de actividade, à escala nacional.
Porém, são nulas a representatividade e a intervenção local, nem se assumem como parceiros sociais, apesar de serem, seguramente, os maiores contribuintes líquidos do orçamento municipal (excluindo o Estado).
Quanto à marca Alcochete, tenho lido várias promessas eleitorais sobre o tema. Mas, tal como diz a letra de uma canção de Lena d'Água, fora das campanhas os políticos são atacados de amnésia.
Para isso só há um remédio: ignorar os políticos e deitar mãos à obra.
Não há desenvolvimento com "betonização", mas com captação de indústrias e actividades empresariais amigas do Ambiente e da mão-de-obra alcochetana.
A intervenção dos empresários radicados parece-me fundamental, embora ninguém saiba o que pensam sobre o seu e nosso futuro.
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