02 novembro 2006

Convocatória

ENCERRAMENTO DAS URGÊNCIAS
DO HOSPITAL DISTRITAL DO MONTIJO
PLENÁRIO DA POPULAÇÃO
DO CONCELHO DE ALCOCHETE


DIA 04 DE NOVEMBRO DE 2006 (Sábado), 17H00

JUNTA DE FREGUESIA

DE ALCOCHETE


O encerramento das urgências do Hospital do Montijo é cada vez mais uma ameaça com que a população do concelho de Alcochete se confronta.
É possível um melhor serviço e evitar o encerramento!
Vamos analisar em conjunto as soluções e evitar que os objectivos do Ministério da Saúde se concretizem.

Apareça e traga um amigo!

P'la Pró-Comissão
Isidoro Santos/João Noronha

3 comentários:

Anónimo disse...

O encerramento das urgências do Hospital do Montijo , à semelhança de outras urgências hospitalares , traduz um dos pontos mais visiveis da estratégia do Governo para enganar os portugueses. A mensagem de que há um saldo positivo entre os serviços a encerrar e os novos em criação é uma forma vil de tentar escamutear a gravidade deste decisão e o prejuízo notório que a mesma representa para os portugueses. Na realidade , o que interessa que todos retenham nesta matéria é que o Governo , com base em estudos encomendados a "amigos" , pretende justificar o encerramento das urgências hospitalares com base em critérios ficticios e futuristas de uma hipotética racionalização que no imediato mais não é do que cortar cegamente nas despesas , sem qualquer consideração pelas prioridades e interesses da população. O risco é evidente. Graças a esse encerramento das urgências , deixa de haver instalações , meios técnicos e profissionais de saúde em número suficiente para responder às necessidades da população.Entre os «critérios» adoptados para esta «reorganização» está a distância , ou seja , cada utente não deve estar a mais de 60 minutos de um serviço d eurgência e a 30 minutos de um serviço básico de urgência. Tal critério deixará de fora cerca de um milhão de portugueses , pelo que , nesta matéria vital , passaremos a ter portugueses de primeira e de segunda. Por outro lado , o Governo , ao adoptar este critério , não teve em conta a demora no atendimento , facto que põe em causa a saúde de todos nós , e no limite a própria vida.
No caso concreto do Hospital do Montijo ( serve 11 freguesias ) , constata-se que o mesmo serve cerca de 50.000 habitantes , número em constante crescimento , registando-se uma faixa significativa de utentes idosos com naturais dificuldades de deslocação. O encerramento das urgências deste hospital significa que os habitantes de Alcochete e Montijo têm de percorrer uma distância demasiado grande , que em certos casos pode atingir cerca de 60 km como é o caso da população de Canha ou Porto Alto. Por outro lado quem é que nos garante que as urgências do Barreiro suportem um acréscimo proporcional de serviço urgente de mais 50.000 habitantes? E o aumento da demora no atendimento ( que já é mau agora) que tal significa. Se somarmos o tempo da deslocação à demora no atendimento todos perceberão que estamos todos a correr graves riscos de ser atendidos ... tarde de mais...
A irresponsabilidade do Governo nesta matéria é óbvia. Pena é que em Alcochete as forças politicas se tenham mantido numa confrangedora passividade , deixando nas mãos de uma comissão de cidadãos o trabalho de lutar contra esta gravissima situação. Depois admirem-se com os resultados eleitorais...

Luis Proença

Fonseca Bastos disse...

Obviamente o primeiro comentário do mesmo autor do anterior foi apagado por mim, por conter afirmações graves e não provadas.

Anónimo disse...

Se pretendem provas, muito bem, é só clicar neste endereço e têm as provas:
www.montijo-saude.blogspot.com

Se mesmo assim não fôr suficiente, podemos mandar cópias dos relatórios médicos e de enfermagem. Assim tiram-se todas as dúvidas.