31 outubro 2009

Novo Romance Controverso de Saramago (Caim)

Ao fim de vinte anos, sensivelmente volvidos, após o lancamento do livro do"Evangelho Segundo de Jesus Cristo", eis que o prémio nobel da literatura lanca um novo e polémico romance onde é invocado uma vez mais a Bíblia, com a sua nova publicação de o (Caim).
Durante as últimas semanas, muitas foram as trocas de galhardetes, entre o autor e representantes da aIgreja, que repudiou pelo facto, mais graves foi, algumas opiniões (comentários menos racionais) de alguns políticos portugueses, em que aconselhavam ao autor a renunciar a sua própria nacionalidade...

" A história dos homens é a história dos seus desentendimentos com Deus, nem ele nos entende a nós, nem nós o entendemos a ele".

Pólemicas à parte, é de congratular o autor pelo sucesso do livro, que em apenas dez dias vendeu para cima de 80.000 exemplares em Portugal. Também já se encontra à venda em Espanha e Brasil, brevemente será lançado em Itália.
Aconcelho a leitura deste romance (Caim), a todos os e não crentes, para retirar as devidas ilações sobre o romance, deixo uma frase do livro:

"Pela fé, Abel ofereceu a Deus um sacrifício melhor do que Caim. por causa da sua fé, Deus considerou-o seu amigo e aceitou com agrado as suas ofertas. E é pela fé que Abel, embora tenha morrido, ainda fala.".
(Hebreus, 11,4)

11 comentários:

Helder Fráguas disse...

Esta polémica tem-me passado ao lado. Por isso, foi importante ler o seu texto.
helder Fráguas

Sérgio Silva disse...

Mais um livro do Ateu José Saramago...
Aquele que prefere o conforto de Lanzarote (Espanha) ao nosso Portugal...
Eu tenho a minha visão muito propria do escritor, talvez fosse melhor ele tambem escrever um romance sobre o "Corão"...
Ou não?

Unknown disse...

O Dr. Juiz Helder Fráguas usa o supra-sumo da ironia.

Angelo Melo disse...

Nunca tinha lido nenhuma obra deste autor, no entanto, devido ao rebuliço que existiu, também eu o comprei para ler.
Só assim estaria à altura de comentar o mesmo.
No entanto, acho que foi dado destaque demais ao lançamento deste romance.
Para mim é um romance como outro qualquer, é a visão do autor sobre o mesmo e nada mais.
Por vezes pequenos mitos, tornam-se
grandes verdades...
Acredita quem quer..

Paulo Benito disse...

Não li o livro e confesso que não tenho vontade. A tipologia de polemicas envolvidas, fazem sugerir que ao violentar as crenças alheias está a procurar publicidade para promover o seu livro.

Pedro Giro disse...

Eu ainda não li o livro e tenho outros em espera com precedência para ler, mas referente a esse assunto considero que por vezes temos prazer de inferiorizar o que temos de melhor em Portugal, seja na escritura no desporto ou em outras áreas, comparemos as diferenças, Dan Brown escreve o “ Código de Da Vinci” e assume publicamente que é Ateu, estamos a falar de um livro que põe em causa todas as doutrinas da igreja e num país de maioria católica como o nosso, que lhe acontece? Torna-se num ídolo, bate todos os recordes de venda e os “ Best sellers” são aproveitados para cinema. O pobre Saramago que é Português e por acaso até ganhou um Nobel, é aquilatado na praça pública. Será que a igreja “ instituição” merece mais respeito que José Saramago? Jesus Cristo bebeu em cálice de ouro ou de madeira? Terá o Vaticano dinheiro para matar a fome a milhões de crianças? Ou será o camarada Saramago o culpado de tudo isso? Ou voltamos ao tempo das “ Bruxas queimadas”? Todos somos livres de ter a nossa opinião…ou não?

Sérgio Silva disse...

Eu tanto considero herege o Dan Brown como o José Saramago.
Se querem um livro isento sobre a religião, aconselho vivamente a "Formula de Deus" do grande José Rodrigues dos Santos.

Angelo Melo disse...

A cultura linguística o que tem de bom, é isso mesmo, consegue colocar a divergir opiniões, entre os mais e menos cépticos.
Porém, se não fosem estas e outras questões levantadas por alguns seres da literatura, aqui e ali, que seria do mundo?
Será que existiria uma só crença ou religião?
Todos nós, somos racionais, acreditamos, ou não acreditamos, depende da óptica de cada um. Este talvez seja o mote de fundo das multi-religiões existentes no mundo
(cada cabeça sua centença)

Rogério P S Silva disse...

Só o José Saramago, para fazer com que o professor Marafuga voltasse a penetrar no blog, embora que levemente, quebrando assim a sua promessa!
Professor Marafuga, olhe que isso é pecado! Jurou que não voltava, agora tem de cumprir!
Ou, quem mais jura... mais mente??

Angelo Melo disse...

"A realidade em ficção, torna mais ampla qualquer visão..."
Melo 03-11-09

Angelo Melo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.