08 outubro 2009

A carteira e a consciência




Neste domingo cumprir-se-á um desígnio da soberania popular: cada cidadão eleitor tem o poder de escolher os seus representantes nos órgãos autárquicos (assembleia de freguesia, assembleia municipal e câmara municipal).
O que há muito temo nestas eleições é uma derrota colectiva: elevada abstenção!
Por exemplo: que o(a) paciente e estimado(a) eleitor(a) e leitor(a) deste blogue permita que outros decidam por si sobre o que fazer ao que paga anualmente em impostos destinados às autarquias. E, conforme escrevi antes, é muito dinheiro: em Alcochete são mais de 400€ anuais por residente!
Aproveite a oportunidade de assumir o poder e demonstre em quem confia para agir, com liberdade e autonomia, na aplicação do seu dinheiro em benefício do interesse colectivo.
A liberdade é a seiva do quotidiano da comunidade alcochetana e não pode ser limitada por ninguém. Use a sua liberdade democrática: vá votar, por favor!
Venho ainda recordar aos meus concidadãos de Alcochete que, segundo a Constituição da República Portuguesa (art.º 235.º), "as autarquias locais são pessoas colectivas territoriais dotadas de órgãos representativos, que visam a prossecução de interesses próprios das populações respectivas".
Destaco: ..."que visam a prossecução de interesses próprios das populações respectivas".
Os representantes eleitos têm o dever de zelar pelos interesses próprios da comunidade e de mais nenhuns. Lembre-se disto e, ao longo do mandato, refresque a memória aos eleitos.

Quais serão os concorrentes mais capazes de gerir bem o dinheiro dos seus impostos e de zelar pelos interesses colectivos?
Esse é um assunto a resolver entre si e a sua consciência. Mas, para seu descanso espiritual, recomendo que não permita a outros pôr a mão na sua carteira!

3 comentários:

Unknown disse...

Um texto oportuno e claro.

Carla Graça disse...

Caríssim@s

Lendo a propaganda eleitoral ou, para ser politicamente correcta, as propostas eleitorais dos vários partidos, deparo-me com expressões que não fazem qualquer sentido e que parecem indiciar que muitas das propostas são feitas sem que os próprios percebam o seu real significado.

Não querendo fazer qualquer referência a forças partidárias, não posso no entanto deixar de referir pérolas como "os PDM's do saneamento e dos esgotos" e a referência a corredores ecológicos como sendo vias rodoviárias com árvores plantadas nas bermas.

Não sei se este comentário será aceite, mas serve o mesmo para alertar que muitas destas propostas não podem ser propriamente levadas a sério. Ou melhor, que qualquer programa deverá ser lido e escrutinado com lupa e se possível microscópio.

Muitas das propostas nos vários programas não passam de generalidades e banalidades que ficam sempre bem em qualquer programa.

Mas o que eu considero deveras preocupante é praticamente ninguém propor seja o que for para travar a enorme especulação imobiliária e a a pressão urbanística a que o concelho se encontra sujeito. Ou, quando o fazem, é de uma forma tão genérica que não se vislumbra qualquer verdadeira alternativa ao status quo em vigor.

Irei votar com certeza, mas o meu pessimismo em relação ao futuro próximo mantém-se.

Melo disse...

A todos os munícipes de Alcochete:

No próximo domingo vá votar, assim exercer o seu direito cívico.
Como cidadão e munícipe deste concelho apelo a todos vós que, neste dia não fiquem em casa, vamos combater a abstenção no nosso concelho.
Desde já lanço um desafio a todos os cidadãos residentes em Alcochete, vamos tentar vater o record de votação em Alcochete nestas eleições.
Votem, por Alcochete.
Contribua de forma decisiva no futuro do nosso concelho.
Por isso apelo ao voto por Alcochete.