12 outubro 2009

A CDU reforça votação em Alcochete.

Os resultados eleitorais foram claros, o povo decidiu em consciência e, quero desde já, dar os meus mais sinceros parabéns a Luís Franco e toda a sua equipa.
Têm agora mais um mandato para concretizar as propostas que fizeram há quatro anos. Neste mandato que agora se inicia, já não há lugar a desculpas como “tivemos que equilibrar as contas da câmara municipal” nem mesmo para o “estamos a estudar” ou o “temos que projectar”, a partir de hoje é tempo de agir, agir e resolver os graves problemas que temos em Alcochete.

Gostaria agora de fazer uma pequena análise sobre o que no meu entender foram as causas destes resultados eleitorais:

Em primeiro, a erosão interna dos partidos da oposição, o PS passou quatro anos a olhar para o umbigo, em lutas internas, que em nada dignificaram a actividade deste partido, quer na Assembleia Municipal, quer na Câmara Municipal, onde dispunham de três vereadores, que não apresentaram em todo o mandato uma única proposta para Alcochete.
Por outro lado, António Maduro, chega à campanha tarde, com um projecto com algumas lacunas, quer na forma, quer no conteúdo. O PS perde em larga escala, muito por sua culpa e sua inactividade. Aprendam com os erros do passado, façam uma oposição construtiva, apresentem um projecto político consistente, defendam-no durante quatro anos e talvez ai tenham alguma hipótese de voltar ao poder.
O PSD, mostrou alguma regeneração e força de vontade no ultimo ano e meio, com o seu candidato Jorge Borges da Silva, a denunciar alguns erros da gestão CDU, e a apresentar algumas ideias novas para Alcochete, ideias essas que acabaram por ser adoptadas por todos os programas eleitorais dos vários partidos.
No entanto, há que dizer claramente que o PSD, no total do concelho, não sobe a sua votação, portanto não consegue cativar o voto dos novos moradores, apenas conseguindo manter o seu eleitorado tradicional, à excepção de Nelson Constantino que consegue ser eleito para a Assembleia de Freguesia do Samouco (facto que não acontecia há 12 anos), o que demonstra que o trabalho realizado por este social democrata tem vindo a ter resultados.
No meu entender, a ausência do Dr. Luís Proença, da lista à Assembleia Municipal, foi mais um aspecto negativo desta campanha Social Democrata, não foi bem explicada pelos responsáveis do PSD, não existiu uma verdadeira clarificação dos acontecimentos deixando por isso a CDU e Jorge Giro na mó de cima.

Agora urge aos dois partidos da oposição com acento na Assembleia Municipal, fazer uma oposição forte, correcta e construtiva, não se limitando apenas a votar tudo contra, mas ir paulatinamente apresentando propostas para a resolução das graves carências do concelho de Alcochete.

Devem ainda, PS e PSD reflectir urgentemente sobre as estratégias seguidas, dirigentes e projectos que têm para o futuro, mas sejam rápidos nessa reflexão, pois o tempo urge e vêm ai decisões importantíssimas para as próximas gerações de Alcochetanos.

Gostaria ainda de deixar o meu voto de solidariedade para com Arnaldo Fonseca Bastos, deixando já um pedido para que adie por mais algum tempo a sua merecida reforma, Alcochete continua a necessitar de pessoas como ele.

7 comentários:

Unknown disse...

Não é um comentário ao texto.
É um comentário à situação.
Para início de conversa neste Blog, que acompanho já há muito tempo, também quero felicitar a CDU pela vitória de ontem. Pelo “trabalho” realizado no mandato anterior bem mereceram.
Tentando analisar os resultados eleitorais diria que a situação, tal como ZB diz, era previsível. Não tanto pela falta de trabalho das oposições, mas pelo “bom trabalho” realizado pelo PC em Alcochete.
Sempre me questionei sobre o porquê das certezas profundas manifestadas neste Blog pelos comentadores Melo e Pedro Giro. Tanta convicção na conquista de mais um lugar na vereação. Tanta convicção no aumento da votação.
Depois de fazer algumas contas cheguei a esta conclusão, os votos estavam previamente contados. Estavam contados os convictos indefectíveis, os beneficiários de benesses e os estrategicamente deslocados. Julgo lembrar-me ainda que este partido era defensor do socialismo científico, não tendo percebido na altura onde é que estava a ciência. Hoje julgo ter entendido que a aplicação do método científico ao socialismo, feita pelo PC, consiste no planeamento milimétrico da sua estratégia que integra inclusivamente a deslocação de militantes para as zonas de intervenção.
Não podemos esquecer a influência eleitoral que deriva do emprego e que a CMA é um grande, se calhar demasiado grande, empregador. Não devemos esquecer que a CMA administra, se calhar indevidamente, a Fundação Manuel Gonçalves Júnior, que alberga um grande número de crianças seleccionadas segundo critérios nem sempre muito claros, e emprega muita gente. Não devemos esquecer que os executivos camarários hoje em dia influenciam directamente as escolas públicas que também distribuem emprego e cargos.
Os comentadores deste Blog ao falarem, quanto a mim demasiado, no emprego excessivo na CMA e na irregularidade da Administração pela CMA da Fundação certamente mexeram com a estabilidade de muitas famílias.
A análise já vai longa, para terminar gostaria ainda de acrescentar que a oposição deve contar com um mínimo de 2.500 votos da CDU em 2013. O trabalho que deve fazer entretanto é dizer a estes 2.500 que não devem ter medo de mudar, porque ninguém lhes retirará as benesses que receberam da CDU, e ao 5.000 abstencionistas que, não tendo nada a perder, devem colaborar na mudança e serem obreiros da verdadeira liberdade, isenta de compadrios e favorecimentos pessoais e institucionais.

Unknown disse...

No meu comentáio anterior onde se lê "2.500 votos" deve ler-se "3.800 votos"

Melo disse...

Meu caro José:
Ao seu comentário (texto), tendo em consideração os meus comentários, chego à conclusão que:
Da azia há má disposição dá muita confusão.
O senhor já se interrogou, porque será que a mentira e a difamação foram utilizadas para atingir os seus fins?
Ora meu caro, não venha agora com falsos moralismos que não pega!
Se tem tanta certeza do que diz, porque não denuncia?
É facíl falar depois da casa arrombada, mas, o povo ou seja, os munícipes de Alcochete não são nenhum parolos como alguns partídos tentaram transparecer.
Boa noite e obrigado

Pedro Giro disse...

Sr. José (marafuga)? Antes de mais deixe-me dizer que os votos são fiscalizados e não "contrafeitos" por acaso são mesmo autênticos, até porque as Urnas não foram nas instalações do Jornal de Alcochete, no canil municipal, nem mesmo nos contentores da Escola do Valbom espero que acredite isso...A CDU ganhou em todas as mesas implicando a dos novos moradores ou estarão estes inseridos na sua ilusória "Aglomeração"?
Mas mais lhe digo...se fosse nessa lógica e seguindo o seu critério, após 4 anos de mandato, o Sr. Inocêncio nas seguintes eleições ganhava com 70% dos votos!
Contra factos não existe argumentos…não há nada que uma boa “ Frize” não alivie nesses momentos…

Rogério P S Silva disse...

Ainda bem que o articulista "josé" se estava a referir à "Fundação Manuel Gonçalves Júnior", que tal como as barbaridades que acabou de proferir, esta "Fundação" é fruto da sua imaginação!
As mentiras, trapalhadas e ignorâncias que proferiu no seu comentário, levarão os eleitores de Alcochete a pensar o porquê da CDU não ter eleito os 7 vereadores!
Passe bem! Informe-se melhor e seja honesto nos seus comentários!
Perdoai-lhe Senhor, que ele não sabe o que diz!

Unknown disse...

Sr. João
Já estou habituado a reacções do género.
Quando o tiro é certeiro, e a dor muito dolorosa, agarram-se a pormenores e empolam o erro para desvalorizar a substância.
Como se o engano no nome impedisse alguém de identificar a Fundação.
Vejo que o PC adquiriu um bom reforço para intervir neste Blog.
Bem estavam a precisar.
As cinzas do João das Regras é que devem andar muito revoltas onde quer que estejam.
E porque, de modo muito ligeiro, no seu primeiro comentário, entrou logo na ofensa pessoal, terminamos por aqui sr. joão.

Rogério P S Silva disse...

De facto a simbologia do dia 11, é bastante antagónica!

Infelizmente, o mundo não irá esquecer os acontecimentos do 11 de Setembro, ocorridos nos EUA.

Por outro lado, Alcochete jamais esquecerá o 11 de Outubro de 2009!
Não tenho razão, José???
E doeu... doeu..