01 outubro 2009

Hoje...

Hoje (30-09-09) tenho andado às voltas com o site do PCP local, mas não consigo chegar ao programa dos camaradas. Será que os leigos ficam à porta ou será inabilidade minha?

18 comentários:

luis disse...

Caro Professor,

Julgo que andam às voltas com a trapalhada da Escola do Monte Novo! Ou será que só eu recebi hoje um comunicado da Câmara em conjunto com a carta do "camarada" Estevão?

luiz batista

Unknown disse...

Eu levantei do chão, aqui nos Barris, esse tal comunicado e também a carta do Estêvão à população.
A carta, vá lá, estava sóbria, mas o prolixo comunicado da Câmara fez-me rir.
Os homens estão com algum nervosismo.

Pedro Giro disse...

Srº Luiz, trapalhada fez o Srº Borges da Silva com a distribuição de panfletos onde tinha como foto os contentores usados na construção do pavilhão feito á alguns anos atrás, tentando deste modo iludir a população como tem feito até aqui, o que a câmara fez foi pôr a maquete a publico dos monoblocos que poderão ser provisóriamente colocados, e como pode ver tomara os blocos existentes ter semelhantes condições. Assim se governa com verdade e factos reais é isso que vos custa e que vos irrita.

Sérgio Silva disse...

Sr Giro
Tenho 4 perguntas para si:

O senhor foi alguma vez ao refeitório da escola do Valbom?

Já passou pela escola do Valbom à hora do recreio?

Numa escola (Valbom) onde só deveriam de estar 120 crianças, que já está superlotada há quatro anos, funcionando com horários repartidos, ainda querem lá enfiar mais 96 crianças, mesmo que seja em "bons monoblocos", qual será a funcionalidade de uma escola assim?

Não são voces que defendem uma escola pública de qualidade?

Sabe qual é a Verdade? A verdade é que desde há quatro anos o executivo CDU NÃO REQUALIFICOU O PARQUE ESCOLAR!

Foi preciso uma mãe denunciar à ASAE as condições precárias da escola do Monte Novo, para virem agora fazer obras que ainda não se sabe quando se iniciarão!

Melo disse...

Caro Sérgio:

O senhor defende intransigentemente
o seu ponto de vista, que não duvido das boas intenções, mas, numa coisa posso afirmar, não é com fotos tiradas aos contentores da escola D. Manuel I ( responsabilidade da própria), que o seu partido possa de alguma forma influenciar os eleitores.
O povo de Alcochete ou seja, os Alcochetanos sabem bem o que são manobras de diversão para denegrir a imagem de um candidato.
Não quero entrar em contradições descabidas, tendo algumas que puderia colocar ´serias dúvidas de honestidade, mas, eu não vou entrar por ai.

Melo disse...

Caro Sérgio:

Deixo aqui as quatro respostas:

1- Eu conheço muito bem aquele espaço fisíco.

2- Para além de conhecer bem como as crianças brincam no recreio.

Se o senhor entende que superlotação é as aulas funcionarem ao mesmo tempo nos dois horários, não vejo onde esteja o problema por isso.
Ao serem colocados mais crianças naquela escola, para além de aumentar o numero de alunos, este tem que ser a breve prazo prioritário para a conclusão das referidas obras, enquanto o centro escolar não esteja pronto.

Com a conclusão da nova escola, é claro que Alcochete fica munida de uma infoestrutura digna e com qualidade, hegiene e funcionamento benefico para o concelho.
O senhor não acha?

luis disse...

Sr. Pedro Giro,

De facto tem toda a razão, mais lhe digo, que não tenho nada contra edificações pré-fabricadas. Que há edificações deste tipo que em nada envergonham quem delas faz uso! O problema aqui é "ligeiramente" diferente, é que o ano lectivo, caso o Sr Giro não saiba já começou, a 12 de Setembro!
Os indicadores de ruptura das escolas do concelho existem há já vários anos! A Escola do Monte Novo, que é frequentada por familiares seus, teve no ano lectivo transacto 7 turmas, das quais 6 funcionaram em duplo e apenas uma em normal. É pois difícil de entender esta pressão a duas semanas de eleições! Será que andaram todos a dormir? Tomaram posse há dois dias? Mas vamos ao que está em cima da mesa:
A Escola do Valbom irá receber 96 alunos do Monte Novo! O que somando aos cerca de 140 que já ai frequentam as aulas totalizará cerca de 240 crianças! Depois de colocados os 5 "modernos monoblocos modulares", restará no recreio da Escola do Valbom espaço para as 240 crianças? Vão ao intervalo por turnos? A cada criança deve corresponder um espaço de recreio de 2,5 metros quadrados! As duas turmas que no Valbom já se encontram em duplo, passaram tal como os do Monte Novo para o regime normal, uniformizando horários e usando uma política de tratamento igual a todas as crianças do concelho? Vão também colocar mais "monoblocos na restauração, que das 10 turmas apenas tem capacidade para 6 em normal? Poderia falar do Samouco e até de S. Francisco, onde também existem problemas de sobrelotação!
Mas ainda não fica por aqui, como vão crianças do centro da Vila para o Valbom? O transporte não foi garantido! De quem será a coordenação e responsabilidade das crianças no "novo" espaço? Será bífida?
Os pais quando efectuaram as matriculas dos seus filhos e escolheram o Monte Novo, já eram conhecedores da realidade da escola, contudo exercendo um directo que lhes foi reconhecido, não mudaram os seus filhos de escola. Mais ainda a Restauração perdeu em relação ao ano lectivo transacto uma turma, a mesma que a agora é o epicentro deste vulcão!
O problema é que “alguém” prometeu a outro “alguém”, crianças na escola das 07:30 às 19:30, e daqui a dias temos eleições!
Ainda lhe faço mais umas perguntas; Vai para o Valbom quem quer? Vão os mais pequenos ou os mais crescidos? E o refeitório tem capacidade de resposta para as 240 crianças? E aos pais que se opuserem à mudança? Será que todos concordam?
Já me alonguei e ainda não disse tudo! Mas uma coisa o Sr. Paulo Machado já fez, foi acabar com a paz e normal funcionamento na Escola do Monte Novo! Por certo porque sabe que não será ele a dirigir a Educação neste Concelho de Alcochete.
Chega de trapalhadas!
luiz Batista
PS. Foi com todo o gosto que lhe respondi, mas gostaria de ver aqui não a sua mas a posição do seu irmão Jorge, como Candidato e como Pai.

luis disse...

Caro Melo,

Eu já tinha saudades!

Então o Sr. quer agora acabar com o que a escola do Valbom tem ainda de bom?
Será que por intervenção divina do Santo Padre Cruz, estamos perante o milagre da multiplicação do espaço? Não fale do que não sabe e do que não conhece!
No panfleto ontem distribuído à população (caixas de correio), em conjunto com propaganda eleitoral da CDU (promiscuidade), em lugar do pertenço projecto da Escola do Monte Novo, deveriam ter colocado a planta da implementação física dos referidos "monoblocos", para podermos aferir do espaço sobrante que dai resultará. Vai o Sr. Melo e eu deixar de ver as crianças a brincar no recreio! Uma nota positiva ainda hoje observei com agrado os arranjos dos espaços exteriores na referida Escola, será que são para destruir com a colocação dos contentores?

Cumprimentos,

luiz batista

Sérgio Silva disse...

Sobre o refeitório da escola do Valbom tenho a dizer o seguinte:
O ano passado, com 6 turmas, as crianças dispunham de 20 minutos para almoçar, como será com 10 ou 12? 5 minutos?

E como decorrerão as actividades extra-corriculares? onde serão ministrados a musica, o inglês, o estudo acompanhado e sobretudo a educação fisica?

E quando chover? 200 crianças debaixo de 3 toldos?

E quando o lamaçal se apoderar da parte da escola que ainda não foi requalificada? já agora relembro que a parceria APPE/Mondo/CMA não cobriu toda a area do recreio da escola.

Relembro-me hoje de uma reunião tida na Escola há quatro anos em que o Dr Paulo Machado nos apresentou um projecto de ampliação da Escola com um novo edificio, ironicamente este novo edificio ficaria situado na zona onde se quer instalar os monoblocos de ultima geração.

Quanto custará o aluguer destes monoblocos de ultima geração?

Pedro Giro disse...

Se um candidato começa já no inicio a mentir com panfletos falsificados em campanha...imagino se tivesse a governar o nosso concelho!imagino!

Sérgio Silva disse...

Sr Giro
Não repondeu ás minhas perguntas...

luis disse...

Meu caro Sr.,

Mentiras e falsas promessas são a prática das pessoas que aqui pertende defender!
Disse eu alguma mentira? Não respondeu a nenhuma das minhas questões! Será por não saber ou vai consultar a Soeiro Pereira Gomes, para uma resposta formal??

Deixem-se de brincar com coisas sérias! As crinças do concelho merecem melhor sorte!
Chega de trapalhadas, mentiras e malabarismos de última hora!
A hora está proxima!
Para que saiba os contentores instalados na D Manuel I são os da foto, sem condiçoes de espaço e climatização! Os outros, não os conheço e espero eu, não venham a ser instalados! Ou será que o "negócio" já está feito? Vá perguntar aos alunos da D. Manuel I se gostam de lá ter aulas!
Há 8 anos atás perderam a Câmara por destruirem uma escola em troca de um mamarracho, pode ser que o Monte Novo ajude desta vez!

luis disse...

Errata:
Onde se lê crinças, deve ler-se crianças.
As minhas desculpas,

luiz batista

Sérgio Silva disse...

Muito bem posta a questão pelo Sr. Luis, e eu já perguntei a algumas crianças / jovens que têm aulas nos contentores da D Manuel I, e a resposta foi a seguinte:
Desde a falta de acustica (eco demasiado), não há climatização, pouca estabilidade... Enfim todos os que falei, preferem largamente as salas normais.

Melo disse...

Bem, eu também sei de muito coisa mas não digo.
Sei como se pode fazer campanha contra algo que não queremos.
No entanto, falando com a maioria dos jovens que naqueles blocos têm aulas, este dizem precisamente o contrário que o senhor afirma!
com isto não quero entrar em polémicas, mas, a verdade tem que ser dita:
Se não estivesse-mos em campanha eleitoral, os senhores falavam assim?
R: Não
Se esta é a melhor forma de aburdar o assunto?
R:Não
Mas, fica para depois...

Sérgio Silva disse...

Senhor melo:
Eu em sede própria, quer em reuniões de pais, com a CMA quer com o Agrupamento de Escolas ando há quatro anos a alertar para o fecto da necessidade de se construirem novas infraestruturas escolares, fui sempre contra a instalação de contentores, monoblocos, e horários repartidos.
É que sabe, andei 4 anos a pagar cerca de 200 euros em ATL para o meu filho, quando a escola deveria, por lei, garantir a permanência do meu filho das 9h00 ás 17H30, mas por falta de competência, inacção e "casmurrisse", o meu filho e muitos mais, foram considerados alunos de segunda, tendo apenas direito a metade do tempo escolar.
Ora diga-me lá o senhor se este processo foi bem conduzido?
Então em quatro anos não conseguiram resolver os problemas de tantas crianças e suas familias, e, é agora que têm a "lata" de vir dizer "apostar na continuidade"?
Pois eu não quero "continuidade", eu quero é mudança, acção e competência.

luis disse...

Diga Sr. Melo, não se deixe engasgar! Mas sinto-me satisfeito, pois nem o Sr. nem o seu camarada Pedro, encontraram respostas ao que está em cima da mesa. Afinal ainda sei do que falo e faço-o com plena razão. Continuo à espera da resposta às questões que coloquei nos comentários anteriores. Para quem anda sempre tão bem informado não será tarefa árdua!

luiz batista

Melo disse...

A árdua tarefa de uns, recompensa outros, não vou dizer que durante um mandato não se cometa erros.
O ser humano o que tem de bom é saber contornar os obstáculos e melhorar cada vez mais e melhor para contribuir´e elevar os munícipes a uma melhor qualidade de vida.
Sem mais comentários.......