04 outubro 2009

O desdobrável da CDU/2009

Pela enésima vez, aqui nos Barris, levantei do chão um desdobrável, desta feita da CDU, cujo título é o seguinte: "Listas de candidatos aos órgãos autárquicos, Alcochete, Concelho". Imediatamente por baixo deste título, maior que qualquer das largas dezenas de outras, a foto de Luís Franco, bem disposto e a rir-se. Pergunto: o homem ri-se de quê? Claro que o riso do 1º candidato à Câmara Municipal de Alcochete não me engana a mim nem enganará muitos. A ver vamos.
Depois verifico que Paulo Machado paga o facto de ser independente com o 4º lugar. Que interessa o facto de ser um homem com uma craveira muito acima de qualquer dos três que o precedem? Nada. Em 5º lugar vem o Jorge Giro, o tal candidato da CDU que, a murro, banhou de sangue o então candidato do PSD à presidência da Assembleia Municipal, Dr. Luís Proença.
Segue-se Sónia Vieira que cheguei a ter ao colo. Logo de imediato Álvaro Costa que anda nestas lides desde o 25 de Abril, etc.
Abro o desdobrável, passo por cima do indefectível Miguel Boieiro, recaindo a minha atenção sobre António Luís Lucas Rodrigues, o Tó Luís do MJA. Várias vezes perguntou muito bem Zeferino Boal neste blog por que razão, sendo António Luís tradicionalmente um candidato à vereação, foi remetido agora para a Assembleia Municipal. Eu metia água na fervura e dizia isto e aquilo, só que a água continua a ferver. Em 3º lugar para a Assembleia Municipal está Paula Pereira, também candidata pela CDU no Distrito de Setúbal à Assembleia da República, enfim, a Paulinha do Praia dos Moinhos. Em 4º lugar para a Assembleia Municipal de Alcochete aparece, outra vez, Jorge Giro.
Para a Assembleia de Freguesia do Samouco aparece em 1º lugar António Almeirim, um dos crónicos do PCP desde o 25 de Abril.
De São Francisco não conheço ninguém.
Dos candidatos à Assembleia de Freguesia de Alcochete conheço "de perto" várias pessoas, nomeadamente Estêvão Boieiro que cheguei a receber algumas vezes na minha casa, Manuela Boieiro que me deu as primeiras bases da Língua Inglesa que fizeram de mim um bom aluno neste idioma até à entrada na Faculdade, José Rocha, meu camarada na Firestone, etc.
Finalmente, há dois parágrafos que me prendem. O 1º reza assim: «A CDU é o único projecto político que, pela prova da sua acção e trabalho realizado e pelas ideias e propostas apresentadas para o futuro, está em condições de continuar a desenvolver o concelho». Sei lá por que carga de água isto me faz lembrar o slogan marcelista do início da década de 70: evolução na continuidade. O 2º parágrafo é este: «A CDU do Concelho de Alcochete apresenta as grandes linhas programáticas (ver Programa Eleitoral) aos diversos órgãos autárquicos para o próximo mandato» (negrito meu). Fico confuso! "Ver Programa Eleitoral"?...MAS ONDE?

19 comentários:

Melo disse...

Meu caro professor :
Tenha calma, visite a sua caixa de correio por estes dias que encontrará o tão desejado.

Miguel Saturnino disse...

Sr. Melo, "por estes dias" quando? Depois das eleições? A falta de programa eleitoral é uma autêntica vergonha. Algo inenarrável (www.priberam.pt/DLPO/, Sr. Melo...).

Eu é que não sou candidato a nada, senão garanto-lhe que este assunto já tinha ido parar às televisões.

Sérgio Silva disse...

O que a CDU quer dos eleitores Alcochetanos é um CHEQUE EM BRANCO, pois quem nada propõe, pouco ou nada executou, e ainda assim se apresenta a votos, só pode estar a fazer pouco de todos nós!
Sr. Melo, não acha que votar nestas condições na CDU é votar num projecto vazio? Ou vota-se só pela cara do candidato? Ou o clubismo imigrou do futebol para a política?

Unknown disse...

Sérgio Silva, sou um subscritor do seu comentário imediatamente anterior.

Melo disse...

Parece-me que andais muito nervosos estes dias.
Tenham calma, e tenham atenção à caixa de correio, por estes dias receberão o que tanto anseiam.

meu caro Miguel:
Ir para as televisões e fazerem figuras como aquelas que fizeram, é preferível ficar em casa e não andar na política.
Porque política feita como esta que temos assistido nestes últimos tempos é uma vergonha.

Sérgio Silva disse...

Sr. Melo
Pode me adiantar alguma medida desse "parto" dificil?
Ou continua a ser "segredo de estado"?

Pedro Giro disse...

Se pouco ou muito fizeram o povo decidirá...conheçe aquela musica:" papagaio louro de bico amarelo..."

Miguel Saturnino disse...

Sr. Melo, eu não andei pelas televisões a fazer figuras nenhumas, pelo que (vou fingir que) não entendo as suas insinuações.

Se tiver coragem, responda a isto:

Acha admissível que um partido de poder se candidate sem apresentar as suas propostas? Onde pensa que estamos? Na Coreia do Norte?

luis disse...

Os comunistas já têm programa! O de há quatro anos atrás! Apenas tentam renovar o prazo! Com mais uns retoques de "copy & paste" dos programas dos adversários e eis que surgirá do nada o tão desejado programa!

luis disse...

Será que sem Paulo Machado no executivo, se mantém de pé a ideia peregrina de dividir a Escola do Monte Novo? Foi o dito comunicado sobre as escolas uma forma de sacudir a água do capote? Tamanha irresponsabilidade!

luis disse...

Foi com algum espanto e admiração, que durante o fim-de-semana, vi o agora “despedido” António Luís Rodrigues, empenhadíssimo nas acções de campanha da CDU! Será que anda à procura de novo emprego? Um “passarinho” disse-me que sim! Algures ali para os lados da Moita ou do Seixal….

Sérgio Silva disse...

Luis
Essa do plágio é para mim uma hipotese cada vez mais forte...
Aliás, já o fizeram ao José Inocêncio há quatro anos...
É realmente uma situação constrangedora, eu tinha vergonha de me recandidatar a presidente de câmara, e não ter o meu próprio programa eleitoral, mas esperarei calmamente pela divulgação do programa da CDU, depois tirarei as devidas conclusões.

Unknown disse...

O problema é que o programa da CDU poderá não aparecer em tempo útil para a denúncia!

Sérgio Silva disse...

Só se não for publicado caro professor, pois se for, no minuto a seguir já estarei a compará-lo com todos os outros já publicados. Este é o meu cumpromisso para com todos os leitores deste blog.
Poderá é não ser em tempo útil para passar a palavra.
Como eu gostaria de um DEBATE! (desabafo)

Unknown disse...

Sérgio, vá em frente com esse propósito ao qual, quiça, os comunistas se querem furtar.

Pedro Giro disse...

Srº Marafuga gostei do termo linguistico;" Meu camarada na Firestone"

Unknown disse...

Mas o sr. Giro julgará que um Prof. de Português tem medo das palavras?
Os comunistas não têm o monopólio sobre o vocábulo "camarada".
Por favor, não se meta comigo.

luis disse...

Antes de haver comunistas, já havia militares, E sempre se trataram por "Camaradas"!

Melo disse...

Caro Luiz:
Tendo razão na conclusão de camarada, também eu fui militar e sei do que fala.
em relação a uma afirmação da sua pessoa, só tenho a dizer, camarada, cuidado com os vossos plágios também...
Se tens calos não te metas em apertos...