19 outubro 2009

S.Energia promove "Sessão Medida Solar Térmico 2009"

A S.Energia – Agência Regional de Energia para os concelhos do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete, vai promover uma sessão pública para informação sobre o Programa Solar Térmico 2009 para Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) ou Associações Desportivas de Utilidade Pública, junto de potenciais beneficiários da sua área de intervenção - Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete.
O Plano Nacional de Acção para a Eficiência Energética (PNAEE), prevê medidas de dinamização da energia solar térmica em Portugal através da criação de condições favoráveis à aquisição dos equipamentos que permitam ultrapassar a barreira do investimento inicial, deste modo foi recentemente alargado a instituições particulares de solidariedade social (IPSS) e associações desportivas de utilidade pública.
Esta medida possibilita a obtenção de apoios até 65% a fundo perdido, até ao limite de 200 mil euros, bem como, em caso de grandes dimensões, de um complemento de financiamento bancário com taxa reduzida, para a instalação de equipamentos de energia solar térmica para aquecimento de águas quentes.
Esta acção, em vigor até 31 de Dezembro de 2009, embora a sua realização física possa ser executada até ao final do primeiro semestre de 2010, permite uma redução da factura energética associada ao aquecimento de águas, conduzindo também a um conjunto de benefícios para os concelhos do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete a nível energético, social, económico e ambiental, importantes vectores do desenvolvimento sustentável
Com o objectivo de informar e esclarecer os potenciais interessados neste programa de apoio, será realizada uma sessão pública no dia 20 de Outubro de 2009, Terça-feira, pelas 19 horas, nas instalações da Cooperativa Cultural Popular Barreirense.

7 comentários:

Sérgio Silva disse...

Aqui está um apoio que as associações do Concelho não deveriam perder, e por consequinte, a CMA deveria ser um parceiro estratégico.

Pedro Giro disse...

Acho muito convenientes terem evocado este assunto da energia solar aqui no Blog. Eu pessoalmente estou informado para falar do assunto pois abrange a minha área profissional.
A minha opinião pessoal e sendo Portugal o país da Europa com mais horas de sol por dia deve-se explorar ao máximo esse beneficio geográfico em prol de toda a comunidade, este assunto podia-se alongar até á energia fotovoltaica, hidráulica, eólica entre outras. Mas falando propriamente dos sistemas solares, na minha opinião o lucro do investimento em termos monetários pode ser discutível (dependendo de cada caso) mas em termos ambientais é sem dúvida uma mais-valia. Mas quem for á sessão pública sem duvida sairá mais elucidado sobre o assunto.
Tenho pena do mesmo programa informativo não abranger o Fórum Cultural de Alcochete.

Sérgio Silva disse...

Pedro concordo inteiramente consigo!
Até vou mais longe, a CMA deveria começar a implementar a energia solar em todos os edificios camarários.

Unknown disse...

É com alguma ansiedade que li esta notícia, acho de extrema importância o esclarecimento público sobre as energias renováveis em geral. Deixo o alerta, é necessário que quem presta os esclarecimentos sejam pessoas credíveis e não pessoas que tenham por base o próprio interesse da empresa que representam.
A verdade é que ainda existe um longo caminho a percorrer, é necessário mais investigação e mais evolução. Nos dias de hoje o investimento necessário versus rentabilização ainda é muito difícil de demonstrar e só assim se justifica este apoio do estado.
Já estive envolvido por diversas vezes em projectos de grande investimento em que nunca foram rentáveis a utilização dos painéis solares, mesmo colocando a hipótese de colectores concentrados de energia com capacidade de captação aumentada, neste caso aumenta brutalmente o investimento e depois a área necessária para sua implantação é vastíssima, característica esta que não é fácil de conseguir.
Mas penso que no mais curto espaço de tempo a situação irá evoluir e com o apoio do estado tudo se torna mais fácil, até porque é uma óptima solução para aquecimento de águas, principalmente em casas particulares.
Nos grandes edifícios já prevemos soluções muito interessantes que através de um objectivo muito claro visam a eficiência energética, inclusivamente já estamos a implementar o aproveitamento da energia de condensação do chiller como uma óptima medida para redução de custos energéticos.

Reportando ao meu ultimo post aproveito para pedir desculpa ao Sr. Pedro Giro porque estava convencido que a empresa “Alcoclima” era da sua propriedade dai o conteúdo do meu texto, sendo assim estamos entendidos.

Pedro Giro disse...

Sr. António a empresa “ Alcoclima” é de minha propriedade, mas foi você que publicitou-a não eu, no meu texto limitei-me a dar o meu primário parecer. Quanto á “credibilidade” para falar no assunto se reportava-se a mim…acho que foi de má fé…mas se precisar dos nossos serviços pode sempre contactar-nos, e digo-lhe que eu próprio lhe passo o Certificado de conformidade da instalação e dos equipamentos.

Unknown disse...

Sr. Pedro Giro,

De facto não percebeu nada de nada, confesso que até me surpreendi com a sua resposta. No entanto não se coibiu de espetar a sua alfinetada, que também não deixa de ser absurdo quando estamos a falar de assuntos de interesse geral.

Quando falei da “Alcoclima” fiz referência ao meu anterior post, pois que o senhor em resposta a esse post fez questão de responder com o seguinte:

Sr. António Dias
Tentativas para consigo colaborar??? Deus me valha… recorrendo a um velho ditado popular: “Quem parte e reparte e fica com a pior parte, ou é tolo ou não tem arte”. Você que goza tanto de usar o termo " ridículo" essa frase agora historiada por si foi mesmo de toda ridícula.
Mas fique descansado que ao contrário do que você julga eu percebi inteiramente o seu texto…e sendo assim não retiro nenhuma palavra ao meu.


E com esta resposta subentendi que a Alcoclima não fosse sua.

Quanto a história da credibilidade ou o Sr. tem a mania da perseguição ou então tem muitas dificuldades de interpretação, porque de todo não me estava a referir a si, a não ser que seja o formador da acção que vai decorrer e ainda para mais se identifique com a minha descrição.
Mas termina aqui esta troca estéril de posts porque cada vez que deixo uma mensagem tenho que estar a esmiúça-la...isto é que é uma capacidade de absorção.

Pedro Giro disse...

"E com esta resposta subentendi que a Alcoclima não fosse sua"...???...Esta justificação acho que nada tem de coincidente com a objecção que dei nesse dito "post"... tem mais com este,dai a minha interpretação como tal... mas pronto deixe-me "esmiuçar" que talvez seja o António que esteja com o capricho do "excesso absorvência"
Sendo assim o assunto está esclarecido.