12 outubro 2009

APELO E EMPENHAMENTO

O resultado eleitoral foi o que foi, alguns foram surpreendidos outros não! Se algo tivesse passado de forma diferente os manuais da ciência política teriam que ser revistos. Não é possível estar na toca durante tanto tempo como cordeirinhos e de repente sair para a rua como lobo mau que impõe respeito. Que se saibam extrair ilações.
Importa aqui neste espaço fazer um apelo aos intervenientes sejam eles mais assíduos ou menos interventivos, que saibamos analisar o quão foi positivo este espaço de debate e o que correu menos bem. Independentemente de divergências ideológicas que aqui divergiram, surgiram textos e adjectivos com os quais não partilho totalmente, mas tenho uma convicção este é sem dúvida o melhor espaço de debate, para não dizer o único ao serviço da causa pública no concelho de Alcochete.
É a segunda vez no espaço de uma década que tal serviço é prestado por um cidadão morador neste concelho ao qual tem dedicado muitas horas de forma gratuita e livre, esse cidadão tem o nome de Arnaldo Fonseca Bastos.
No mandato autárquico de 2001 a 2005 tivemos o serviço prestado pelo “Tágides”, no qual intervinham com assiduidade autarcas ligados à CDU, porque lhes dava jeito. Apanhados no poder a partir de 2005, procuraram desvalorizar o “Praia dos Moinhos”, no entanto por testemunho pessoal foram vários os que reconheceram que todos os dias liam o que aqui se escrevia.
Que saiba nunca ninguém foi proibido de aqui participar, no entanto houveram comentários que e muito bem tiveram de ser eliminados pela gravidade da mensagem expressa.
Alcochete tem relevância mediática por diversos motivos, mas está a regredir em algumas questões de participação cívica, não deixemos cair este local de debate e de discussão. Relevo aqui a nobreza de carácter de todos para o facto de ter existido um respeito pelo período de reflexão eleitoral consignado na Lei.
Colocadas estas reflexões madrugadoras venho apelar à reconsideração do nosso amigo Fonseca Bastos e vou mais longe no desafio que tão breve quanto possível possamos encontrar uma metodologia para que esta ferramenta de participação cívica não se perca.
Seria arrogante da minha parte apresentar de imediato algumas sugestões, limito-me tão só a fazer este apelo e possamos todos contribuir para a continuidade deste excelente espaço de debate.

18 comentários:

Pedro Giro disse...

Alcochete ontem de uma forma clara, reforçou e confiou com toda a clareza no actual executivo autárquico com uma vitória que só recordada nos tempos da velha APU, reconhecendo assim todo o trabalho desenvolvido nestes ultimos 4 anos de mandato, eu sempre disse " cego não é aquele que não vê, mas sim o que não quer ver" e os Alcochetanos viram e provaram que anteriormente cometeram um erro, mas agora já não vão em " Histórias da carochinha". A responsabilidade de quem vai governar a nossa terra nos próximos 4 anos deste modo acresce, mas eu pessoalmente estou confiante porque sei que quem tem essa responsabilidade ama esta terra e tudo fará por ela.
Quanto ao blog praia dos moinhos,acho que tem sido um bom espaço para debate de ideias e acho que devia continuar e acredito que assim seja, e dou-vos o meu voto de continuidade. Admiro-me de igual modo. o silêncio do Srº Marafuga e o Srº Sérgio Silva, que estiveram nos ultimos dias tão empenhados nas discussões em prol do nosso concelho ainda não terem comentado os resultados eleitorais do concelho e especialmente a solidariedade com o Autor do blog.
Para terminar não é que o Srº Melo é mesmo adivinho..!!
Viva Alcochete!

Sérgio Silva disse...

Caro ZB:
Concordo inteiramente contigo nas análises que fazes.
Eu continuarei a manter a minha participação neste excelente forum de debate, e apelo a todos que o continuem a fazer, pois todos somos poucos para o bem de Alcochete!

Paulo Benito disse...

Não basta que o blog continue a existir. É importante a participação do Fonseca Bastos, que já nos habituou à independência dos comentários, à apresentação de preocupações relevantes para o concelho, à moderação dos exaltados, etc. Sem a sua participação neste projecto, o blog irá paulatinamente esmorecer e acabará por morrer.

Melo disse...

Caros condóminos:
Lamento, mas já esperava este desfecho por parte do senhor Bastos em tomar a referida decisão.
Relembro no entanto ao Senhor Paulo B, que independentemente dos nossos pontos de vista, em relação a isenção do sr. Bastos, em algumas materias deixou muito a desejar.
No entanto, gostei de partilhar os excelentes trabalhos que colocou neste espaço.
Muitas vezes concordei com ele mas em termos de isenção, nunca foi coerente na abordagem de determinados assuntos, em que deixava no ar aos mais atentos a sua ideilogia partídária.
Pergunto:
O que fizeram para saber o que tinha acontecido com as funcionárias do jornal de Alcochete?
Nada, nem uma simples palavra, como condónimo residente deste espaço, poderia fazer mais qualquer coisa para todos os visitantes saberem.
Não alongo mais, a conversa já está longa, boa noite atodos e obrigado.

Rogério P S Silva disse...

Conheço muita gente, cujos comentários/opiniões não foram publicados neste blog. Talvez pelo seu conteúdo não agradar ao "administrador isento"...

Sérgio Silva disse...

Sr João das Regras:
O senhor sabia que a responsabilidade da publicação de comentários no blog em termos jurídicos é da responsabilidade dos administradores do blog? Quando um comentário é enviado para o blog por um anónimo, tal como o senhor, as afirmações podem ferir susceptibilidades, a ou as pessoas que sintam a sua integridade posta em causa podem agir juridicamente contra os autores do comentário, mas como são anónimos, quem pode vir a ser processado é o administrador do blog.
Assim, para que todos os comentários sejam validados, devem estes ser feitos por pessoas reais, com nomes reais e com o seu perfil publico, se possível adicionando uma fotografia.
Dessa forma, pode o senhor, e todos os que queiram comentar os textos publicados no “praia dos moinhos”, ter a certeza que terão os seus comentários validados.
Até porque quem “não deve, não teme”…

Maria de Fátima Soares disse...

Parabéns Sérgio, ainda bem que vai dar continuidade a este “espaço”, para podermos trocar ideias, opiniões, sugestões e porque não… alimentar discussões, de forma construtiva é claro! Concordo plenamente com a sua postura, todos os comentários deverão ser realizados por pessoas reais, devidamente identificadas. Afinal “quem não deve, não teme…”

Rogério P S Silva disse...

Deve ser mau para o Sérgio Silva, tudo aquilo que proferiu no comentário supra!
Eu li em meados de Agosto, comentários escritos pelo Sérgio Silva, extramamente graves, cujos, foram direccionados a determinada pessoa!
Embora posteriormente, os mesmos tenham sido removidos pelo "administrador do blog",eu sei de alguém que os tem imprimidos!
Se fosse comigo, saberia como agir juridicamente....
Mas como diz o Sérgio Silva:
"quem não deve, não teme..."

Já agora uma questão:
Porque me apelida de anónimo??

Espero que tenha a coragem e isenção para publicar este comentário!

Sérgio Silva disse...

Porque acha o senhor que o apelido de anónimo?
Diga-me lá o senhor quem é? mostre lá a cara.
Quanto a comentários e acções graves já tudo foi bem esclarecido pela minha parte há muito tempo...

Unknown disse...

Sr. Sérgio Silva

Não é em vão que estão a surgir novos comentadores neste Blog, depois de 11/10, com claros posicionamentos PC.

Tenho muitas dúvidas que sejam de Alcochete.

Já não tenho nenhuma dúvida quanto à estratégia que já está montada.

Visam, como já anteriormente tentaram, desacreditar a seriedade do blog, tentando abandalhar os seus conteúdos, desviando as atenções para questões secundárias e, principalmente, tentando criar, e alimentar, picardias pessoais.

Eu não embarcarei nisso.

Sérgio Silva disse...

Sr. João das Regras

Deveria ter escrito "extremamente" em vez de "extramamente"...

rsrsrsr (como diria o amigo Melo)

Já agora, para quando tem reservado a publicação da sua identidade?

Rogério P S Silva disse...

Obrigado pela correcção semântica, professor Silva!

Quanto ao "esclarecido da sua parte há muito tempo"....

Reafirmo que se fosse comigo, e pela gravidade do que afirmou, nada estaria esclarecido! Pelo menos não era nas instâncias cibernáuticas, que ficaria esclarecido!

Sérgio Silva disse...

Sr. "Regras", as regras são as seguintes: ou se identifica ou não valido mais nenhum comentário seu.

Melo disse...

CAROS CONDÓMINOS:
Pegando em alguns comentários, acho eu, modesta há parte, que devemos manter debates frontais, objectivos, mas acima de tudo dentro de algum rigor temperamental.
A ofensa e a injuria não leva a lado nenhum, no entantocada um pode e deve ter o seu ponto de vista ou seja opinião.
Para isso, concordo com o actual administrador, em que os comentários devam ser identificados por nome próprio, nunca por pseudónimos.
Um abraço a todos

Melo disse...

Caro José:
Porque será?
Não têm o mesmo direito que o senhor?
O senhor faz uma afirmação:
Já não tenho nenhumas dúvidas, quanto á estratégias que já está montada.
Ora meu caro, que moral ou ética o senhor tem para falar assim depois de tudo o que foi dito e feito nestes dias de campanha?
Serra que o burro sou eu?
(como dizia um seleccionador Brasileiro que esteve em portugal).

Um abraço

Unknown disse...

A única coisa que me faz responder-lhe Sr. Melo é para lhe dizer que PORTUGAL se deve escrever sempre com maiúscula.

Melo disse...

Sabe meu caro amigo, ao escrever com letra minúscula de preposito propósito, para que o senhor ver até que ponto é querem fazer deste nosso país tão... pequenino...

Melo disse...

Caro José, Ou lá como se chama:

Antes de mais, deve lêr o meu comentário onde diz:
"Apelo à concentração de votos!"
Para já, meu caro, quando quiser comentar algum texto ou comentário, faça-o de forma objectiva, para que possámos manter alguma coerência no dialgo.
Acho que os ataques pessoais não levam a lado algum, como também não se deve esconder por trás dum nome Fictício.