24 outubro 2009

Pequena Resenha Histórica do Vulcanense F.C

O Vulcanense Futebol Clube de Alcochete, foi fundado a 10 de Junho de 1962, no entanto, o seu aparecimento remonta, muitos anos antes. O clube, que, inicialmente se chamava Futebol Clube Vulcanense de Alcochete, este foi o nome atribuido aquando da sua implantação.
Este clube nasceu, porque um grupo de jovens (naquela época), desejavam participar no torneio de futebol. Segundo alguns relatos de antigos fundadores, que afirmam, "terem feito um peditório para a compra de equipamentos e bola", a primeira sede era então na Taberna da (Ti Aurora), o seu filho também fazia parte deste grupo de jovens que, aliás guarda o primeiro troféu conquistado pelo clube no ano de 1958/1959.
O nome atribuido ao clube, após muito inexistente consenso, fora então de Futebol Clube Vulcanense, que deriva de Vulcão e Vulcanização, (vulcanizense/vulcaonense), sendo a última a melhor das hipóteses (segundo o meu ponto de vista de conhecimento em torno daquele clube).
O primeiro logótipo (quadro pintado a óleo pelo José A. Serra), anos antes deste, partir para a guerra colonial, era completamente diferente do actual, onde se podia ver os castelos por cima do logótipo, sendo o fundo em amarelo com traços em verde.
Os primeiros equipamentos a serem comprados para o clube foram:
Camisola branca com uma lista preta na diagonal, como usava o (Vasco da Gama do Brasil), e calções também da mesma cor, o verde e o amarelo fazem parte como cores obrigatórias do clube.
Após a mudança de intalações para a actual sede, sita na rua da Liberdade, Valbom Alcochete, foram alterados os estatutos, onde foi atrubuído o nome de Vulcanense Futebol Clube, que permanece até aos dias de hoje.
Nos dias que correm, este clube é conhecido pelos seus adversários como o Vulcão, que significa, força, determinação, garra, reverencia e atitude, daí talvez a sua influência da erupção do Vulcão dos capelinhos nos Açores, para uns é a junção das duas palavras (Vulcão/Vulcanização), talvez também, pela implantação da FIRESTONE no concelho.
O atletismo teve grande relevo no clube após o 25 de Abril, sendo esta uma das mais ecléticas até há década de oitenta. Muitas outras modalidades foram aparecendo no clube:
Atletismo, Andebol, Karaté, Futebol, Futsal, Xadrez, Mushing, Colombofilia, Ginástica de Manutenção, Campismo e Caravanismo, Cicloturismo, Pentatlo Moderno e Ténis de campo.
Actualmente o clube mantem actividade das seguintes modalidades:
Andebol, Ténis de Campo, Cicloturismo, Karaté, modalidades estas federadas.
Os órgãos sociais do clube são por sufrágio, em que os sócios elegem os três órgãos, direcção, concelho fiscal e assembleia geral, os mandatos são bianuais.

O Vulcanense Futebol Clube de Alcochete é o Clube do concelho mais eclético, também pela sua divercidade de modalidades desportivas praticadas.
Futuramente trarei a este espaço um texto, como nasceu (em síntese) o andebol no clube e no concelho de Alcochete.

2 comentários:

Pedro Giro disse...

Aproveito este “ Post “ para presentear esse grande clube no qual já tive o prazer de jogar “ futsal” na minha adolescência, e no qual fui sempre muito bem recebido. Com uma humildade com que lhe é caracterizado tem representado e bem o nome de Alcochete em Portugal e além fronteiras.
Aproveito a vertente desportiva para dar os parabéns a toda a equipa que renovou o recinto desportivo na Escola do Monte Novo, que sem dúvida ficou magnífico e como exemplo a aplicar futuramente noutros recintos.

Angelo Melo disse...

Pela sua localização, junto da zona desportiva no Valbom, tem tido um papel bastante preponderante na formação desportiva, educativa e de Cidadania com os jovens dos bairros próximos.
Sendo que, com o desporto, muitos jovens são desviados do flagelo da sociedade de hoje (droga).