15 agosto 2009

Tertúlia de S. João


Fui à vila ao princípio da tarde. Fui até ao Largo do Poço. Calor abrasador. Dei meia volta e desci pela Rua Direita. A meio caminho, António Manso pega-me para visitar a Tertúlia de S. João. Entrei. O peso de Alcochete. Portugal inteiro.

Falámos de Alcochete, da Monarquia, da morte do Rei, da morte do Pai, da República... e até falámos do nada que é coisa nenhuma.

Fiz um esforço para reter as lágrimas. Ainda há quem viva em Portugal. Um dia evadir-nos-emos todos de todo este letargo.

Viva Portugal

Viva Alcochete

Viva a Tertúlia de S. João

6 comentários:

Fonseca Bastos disse...

Já agora, p.f. explique-nos algo mais sobre a Tertúlia de São João.

Melo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Sr. Bastos, estamos a preparar um trabalhinho sobre a Tertúlia de S. João para ser publicado aqui no blog.
Quanto à pergunta do sr. Melo, ela não deveria estar aqui, mas na postagem imediatamente anterior. Lá tentarei dar uma resposta porque se a desse aqui usaria de inconveniência.

Fonseca Bastos disse...

Ainda bem, ainda bem.

Melo disse...

o meu comentário não era para este lugar, mas sim para o anterior, as minhas desculpas pelo engano.
que este tema nada tem a vêr com o meu comentário

Melo disse...

J.M:

Já pedia as minhas desculpas pelo meu erro na mensagem anterior.
Quanto a esta sua obserbação à tertúlia se São João, já tinha ouvido falar assim por alto.
No entanto, acho que deve ser mais divulgada, por vários motivos.
Pelo valor histórico que representa para o concelho.
E também para que os próprios Alcochetanos tenham noção do valor cultural e histórico que, algumas pessoas ainda tentam preservar.

Também eu, neste caso poucos conhecimentos tenho sobre a tertúlia de Sº João.