25 agosto 2009

Perguntas a candidatos à presidência da câmara

Sou o primeiro condómino deste blogue a apresentar um questionário aos cinco candidatos à presidência da Câmara Municipal de Alcochete.
Propositadamente não abarquei todos os assuntos que tinha em mente e por isso recomendo aos restantes condóminos que sigam o exemplo e apresentem também as suas perguntas.
Qualquer candidato(a), usando endereço e nome reconhecíveis, poderá enviar-me as suas respostas ao questionário directamente por e-mail ou através da caixa de comentários. Em qualquer dos casos, as respostas serão publicadas em textos autónomos devidamente referenciados e sem validação de comentários.
Os comentários com perguntas concretas serão guardados e reproduzir-se-á deles o essencial, de modo a terem as devidas respostas se os(a) candidatos(a) assim o entenderem.



a) Pode esclarecer os eleitores acerca da real situação financeira do Município de Alcochete? Qual o saldo final das contas de 2008? Quais as receitas e despesas mensais nos primeiros seis meses do ano corrente? A quanto ascendem os empréstimos bancários não liquidados? Qual o tempo médio actual para liquidar facturas de fornecedores? Qual o montante das horas extraordinárias por pagar ao pessoal?

b) Que soluções concretas apresenta e em que prazo se compromete a resolver as carências gritantes de infantários acessíveis a todas as classes sociais em todas as freguesias?

c) Os estabelecimentos de ensino básico têm a lotação largamente excedida, são acanhados e geralmente sem condições adequadas para as crianças. Que soluções planeou, como serão financiadas e em que prazo se compromete a concretizá-las?

d) Em todo o concelho há enorme carência de amplos espaços de recreio e lazer. Que soluções propõe, como pensa financiá-las e em que prazo se compromete a concretizar o(s) projecto(s)?

e) É sabido que, sobretudo devido à crise económica, a Câmara Municipal de Alcochete regista significativa quebra de receitas. Que medidas concretas pensa tomar, do lado da despesa, para que haja fundos disponíveis destinados a investimento?

f) Se for eleito(a) para presidir à Câmara Municipal de Alcochete manterá a Fundação João Gonçalves Júnior na esfera municipal?

g) Que soluções concretas apresenta para resolver a desertificação humana, o encerramento do comércio tradicional e a degradação de edifícios nos centros históricos de Samouco e Alcochete?

h) Em Alcochete, Samouco e São Francisco estamos bem longe de ter comunidades humanas atentas, coesas e solidárias. Que medidas concretas propõe e em que prazo se compromete a concretizá-las?

i) Não há, nem nunca houve, relações estreitas e efectivas entre a maioria do tecido empresarial e as autarquias de Alcochete. Quais os seus objectivos nesse âmbito, como e quando pensa concretizá-los?

j) O desemprego no concelho tende a transformar-se em mais um sério problema social. De que forma pensa contribuir para as indispensáveis soluções?


Dentro de alguns dias apresentarei o questionário destinado aos candidatos a presidente da assembleia municipal e, posteriormente, aos candidatos a presidente das assembleias de freguesia.

8 comentários:

Melo disse...

Caro F.B:

Relembro a V.EXª, que as perguntas devem ser feitas aos futuros candidatos, logo deduzo que o seu começo foi mal elaborado, porque está relacionado com os actuais eleitos.
todas as questões devem ser na generalidade iguais para todos.
Para haver respostas concretas aos determinados assuntos.
todos os interessados a fazerem perguntas, devem depois no texto final por quem as reproduziu com a sua identificação e nunca anónimos.
tudo isto para que, todos tenham direitos iguais de resposta, para que não aconteça, como tem acontecido nos debates da TV, que são autenticos atentados ao eleitor a mudar de canal.
Transparencia nas perguntas, como transparencia nas respostas, no final os munícipes que tirem as suas elaçõesde cada candidatura.
os meus cumprimentos

Unknown disse...

Sem ter pedido licença, eu sou um subscritor das perguntas do sr. Bastos aos candidatos à Câmara Municipal de Alcochete.
Nos meus dois textos neste blog de 19 e 20 de Julho passado, intitulados respectivamente "Autárquicas 2009 (1)" e "Autárquicas 2009 (2)", eu expus as minhas perguntas a Luís Franco, António Maduro e Borges da Silva. NÃO VOU REPETIR-ME.

Sérgio Silva disse...

Aqui vão mais umas perguntas:

1. O que pretende fazer para implementar uma verdadeira política de Turismo no nosso Concelho?

2. O que acha da atribuição de incentivos fiscais à Fixação de Empresas no Conselho, e que àreas de negócio devem ser apoiadas?

3. Qual a sua Política relativa ao Apoio ao Associativismo no concelho, em que moldes apoiará as nossas associações?

Unknown disse...

Considero estas três perguntas de Sérgio Silva muito interessantes e pertinentes.

Fonseca Bastos disse...

Caro Sérgio Silva:
As três perguntas deverão ser por si editadas no blogue como um texto novo.
Colocadas como comentário podem passar despercebidas aos visados, que não têm tempo livre para ler todas as caixas de comentários.

Novidades: os candidatos foram, directa ou indirectamente, alertados para a iniciativa deste blogue.
Um já declarou que responderá a perguntas e outro disse o oposto. De três não há ainda respostas.

Sérgio Silva disse...

Caro FB

Assim o farei!

Fonseca Bastos disse...

Caro João Marafuga:
Para facilitar a vida aos candidatos sugiro que, baseado nos artigos por si acima mencionados, elabore perguntas concretas e as coloque como novo texto no blogue.
Como sabe, em política tudo se compra menos o tempo!

Unknown disse...

Assim o farei.