05 agosto 2009

Imperioso apoiar os nossos bombeiros!



Há anos que, neste blogue e noutros fóruns, debalde venho chamando a atenção para a débil situação financeira da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcochete, que todos devemos ajudar por ser imprescindível à comunidade.

Já o escrevi aqui e repito: segundo contas por mim feitas o ano passado, somente em 1/4 dos lares de Alcochete existia um sócio dos bombeiros. No entanto, lógico seria que em todas as habitações existisse pelo menos um.
Esta é mais uma gritante consequência da fragilidade da participação política da população e da sua integração como comunidade reactiva, debilidades potenciadas por ávidos e nefastos caciques aos quais convém iludir a soberania do povo.
Sempre disse e direi que o alheamento e o desinteresse da esmagadora maioria dos cidadãos pelos assuntos e instituições locais é grave, indesculpável e tem sérias consequências individuais e colectivas. Os factos continuam a dar-me razão.
A situação precária dos nossos bombeiros é exemplo significativo de que urge mudar o rumo à comunidade alcochetana.
Somos seres inteligentes e cultos e temos de emendar erros do passado. Unirmo-nos para mudar tudo nesta terra, que a alguns (felizmente poucos) convém continue a ser mero refúgio e dormitório de animais urbanos, desenraizados e desinteressados, mas que tem de ser uma comunidade de cidadãos activos e solidários ao mínimo sinal de alarme.
Quando nem sequer se repara nos bombeiros, corpo profissional e voluntário insubstituível em múltiplas emergências diárias, abeiramo-nos de um enorme e perigoso precipício!
E ninguém diga que não pode ajudar os bombeiros, porque a quota mensal é de apenas UM EURO!
Menos de dois cafés mensais, senhoras e senhores residentes em Alcochete!

Hoje foi colocado na minha caixa do correio o apelo abaixo transcrito, acompanhado de uma proposta para a inscrição como sócio (que já sou).
Em mais de uma década, foi a primeira vez que uma instituição local teve tal iniciativa. Sinal dos tempos? Talvez, porque tal devia fazer-se na cerimónia de acolhimento a novos empresários e moradores, acto a que os autarcas até hoje nunca deram a devida importância e solenidade mas que deveria servir para dar os primeiros sinais nítidos de que a participação activa é bem-vinda.

Apelo da Direcção dos bombeiros de Alcochete


Um incêndio é sempre um desastre. Vidas e bens que se perdem são sinónimo de tristeza, de dor, de sofrimento. Por isso e naturalmente, gostamos daqueles que lutam contra as chamas, os bombeiros. Mas que igualmente desempenham funções relevantes noutros sectores. Sublinhe-se, por exemplo, o transporte de doentes.
Daí que eles mereçam a nossa admiração, mas também o nosso apoio. Não podemos abdicar de sermos nós próprios. Neles devemos rever-nos, pela forma da sua actuação, mas também pela nobreza do que são e fazem. No exemplo que nos dão.

A situação financeira da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcochete é bastante má e tem tendência a piorar gravemente. Nos dois últimos anos tivemos prejuízos. Estes aumentaram em 11%de 2007 para 2008.
Eles devem-se fundamentalmente ao aumento dos preços dos combustíveis, à manutenção das viaturas, com altos índices de quilometragem e com idades avançadas. A exigirem modernização imprescindível.

Mas também não se podem ignorar que as tabelas do Estado, no que toca à remuneração da prestação de serviços de saúde não estão actualizadas. Ele não pode demitir-se das suas responsabilidades, e a prestação desses serviços tem de ser reconhecida a todos os níveis e, principalmente, no financeiro.
Os cidadãos têm igualmente de desempenhar o papel que a sociedade deles espera – e exige – neste particular. Não podem ignorar os seus bombeiros, só se lembrando deles quando as adversidades lhes batem às portas. Eles cumprem os seus deveres. Nós temos de cumprir os nossos para com eles.
A Direcção da Associação têm vindo a reduzir as despesas tanto quanto possível; veja-se, por exemplo, que as que dizem respeito ao pessoal têm vindo a ser limitadas. Melhor dizendo – não têm tido crescimento. Porém, o Corpo de Bombeiros tem vindo a dar efectiva resposta, com toda a galhardia e honra, à missão que lhe está confiada.
A continuar esta situação, os Bombeiros de Alcochete terão que reduzir, drasticamente, os serviços de socorro e outros que prestam até hoje à população do concelho. E esta muito carece deles, como é sabido. E não se trata de uma ameaça: é a realidade nua e crua.

Os apoios oficiais e outros, que os nossos Bombeiros têm vindo a ter são manifestamente insuficientes. As autoridades estão mais do que informadas disso, mas parece que não.
E o interesse dos concidadãos, num concelho que não é rico como o nosso, anda bastante longe das necessidades da corporação.
Há que tomar iniciativas necessárias e prementes para que os alertas não caiam em saco roto.

Assim, a Direcção da Associação, o Comando e elementos do Corpo de Bombeiros irão no próximo dia 05 de Agosto, percorrer o concelho de Alcochete, solicitando e pedindo à população a sua inscrição como associado e a contribuição de um donativo que permita continuar a prestar serviços de socorro à população.
Mas, recorda-se, a intervenção dos poderes públicos é também imperiosa. E indispensável.



P. S. - Deixo ainda um apelo a todos os condóminos deste blogue, maioritariamente dos mais atentos e participativos cidadãos locais. Alguém tem uma boa ideia para dinamizar, imediatamente, uma gigantesca onda de solidariedade comunitária a favor dos bombeiros?
De pouco valeria uma acção isolada, pois daqui a alguns meses tudo voltaria ao início.

5 comentários:

Melo disse...

F.B.
Li o seu mágnifico artigo que escreveu neste blogue, também tinha lido na edição de hoje no Jornal de Alcochete, ao apelo da direcção da instituição.
No entanto, congratolo-me pelo apelo feito de solidariedade para com os Bombeiros do nosso concelho, também contribuo indirectamente para a instituição mensalmente através da quota da minha esposa.
Há um conjunto de iniciativas que podem ser efectuadas para ajudar, desde uma contribuição numa conta da associação ou outra qualquer iniciativa, eu estou disposto a contribuir e ajudar, para além os rstantes condóminos deste blogue.
Qualquer ideia útil de solidariedade para com os Bombeiros é bem vinda, porque ser solidario com esta instituição é, ajudando-nos a ajudar todas os dias, pode salvar vidas.

Bruno Queimado Rosa disse...

Coloquem uma taxa de solidariedade de 50 cêntimos (é um valor simbólico) na factura da agua a pagar todos os meses. Tá feito.

Ou

Retirar 1% (indico 1% mas não sei do que estou a falar) do lucro proveniente de algum serviço que todos paguem ao município (Água ? IMI ?)

E

Tornar estes valores facultativos, para aqueles que sentirem comichão se quiserem não contribuir, não contribuem.

Bruno Queimado Rosa disse...

Automaticamente o contribuinte tornaria-se sócio da associação. Isso porque há pessoas que são sócias e não pagam as cotas sequer .. assim uma das condições para ser sócio seria o pagamento dessa taxa, automaticamente anexada a um imposto municipal ou ou serviço municipal que os munícipes paguem.

Oh mas esqueçam, isto nunca vai ser possível.

Fonseca Bastos disse...

Caro Bruno:
De facto, sócios que não pagam regularmente as quotas são mais um problema a juntar ao outro, o do desinteresse quase geral pela corporação de que todos precisamos.
Algumas das suas pistas são interessantes, embora difíceis de pôr em prática. Contudo, quando há vontade política de resolver problemas é sempre possível contornar as questões legais.
Aproveito para informar que, no Largo de São João, durante as Festas do Barrete Verde, junto à sede do PS existe um pequeno pavilhão dos Bombeiros de Alcochete.

Melo disse...

Eu li algumas propostas do Bruno, e penso não ser possivel algumas, mas, no entanto, poderia ser feito uma proposta com assinaturas a serem apresentadas em Assembleia onde fosse discutido o problema e os apoios extras a esta instituição. Talvez denominada como "grupo de solidariedade Alcochetana", onde fossem colocadas três ou quatro pontos, em que autarquia, juntas de freguesia, comercio local e empresas, aliando a boa vontade da população, poder-se-ia encontrar soluções a medio e longo prázo para a instituição dos Bombeiros do nosso concelho.
Se 0%5, fossem todos os meses junto na factura da àgua de cada consumidor parar aos Bombeiros, não até que ponto fosse possivel ou não, em termos juridicos.
Mas seria uma enorme ajuda para aquela instituição.