18 agosto 2009

Duas explicações

Porque alguém teve curiosidade em saber pormenores, chamo a sua especial atenção para a coluna situada à esquerda deste texto, na qual, logo abaixo da imagem com o título do blogue, existem dois contadores distintos.
O primeiro, intitulado «Presentes», regista quantas pessoas estão, simultaneamente, a consultar páginas do blogue. Clicando na imagem desse contador acede-se a um gráfico do servidor externo «Radar URL», no qual é possível verificar os tráfegos máximo e médio registados hora a hora, no último mês e no ano precedente (neste caso com dados incompletos porque o contador foi introduzido há menos tempo).
Relativamente a esse gráfico há uma discrepância de horas a esclarecer. Como o servidor de «Radar URL» está instalado na costa Leste dos EUA, as horas mencionadas no gráfico correspondem a menos cinco horas que o fuso horário de Portugal Continental. Não estranhe que o tráfego neste blogue aumente significativamente a partir das 3h da madrugada e baixe a partir das 20h. Na realidade são 8h da manhã e 01h da madrugada, respectivamente, no território continental português.
Relativamente ao segundo contador, intitulado «Audiência», apenas regista a quantidade de acessos à página de rosto do blogue e não às demais (cada texto ou imagem correspondem a páginas individuais únicas, cujas consultas esse contador ignora).
Clicando na imagem deste contador o leitor não tem acesso a qualquer informação pormenorizada, mas ela existe e ajuda-nos a analisar a audiência do blogue.
O tráfego total até hoje captado por «Praia dos Moinhos» foi muitíssimo superior ao indicado nesse contador. Neste momento, por exemplo, o contador indica 84.779 acessos à página de rosto, embora tenham sido consultadas 167.162 páginas em todo o blogue.
A significativa diferença prende-se com o facto de cerca de metade das consultas a este blogue ter origem em motores de busca. Sempre que alguém recorre a um motor de busca para pesquisar algo na Internet, usando uma ou mais palavras-chave, desde que estas tenham sido empregues em textos aqui arquivados os mesmos aparecerão na listagem apresentada.
A título de curiosidade, eis alguns exemplos de pesquisas na Internet que, nos derradeiros minutos, originaram acessos a este blogue (além de "praia dos moinhos", normalmente a combinação de palavras que mais tráfego origina):
Mensagens deslealdade
Superlativo exemplo
Fábricas em Alcochete Crown
Alcochete candidatos socos fotos
Samouco
Postais Alcochete princípio do século
Luís Proença Alcochete
Exemplo de desenvolvimento sustentável
Festas Barrete Verde Jorge Giro
Concelho de empresa (mantive o erro ortográfico constante da pesquisa original)
que ninguém se salva, que ninguém se perde

Por último, revelo outra curiosidade: a imagem ilustrativa deste texto foi usada na construção do grafismo do título «Praia dos Moinhos» e representa, de facto, a Praia dos Moinhos, em Alcochete.
Trata-se de reprodução fotográfica de uma pintura original a óleo, da autoria de João Santana, datada de 1969. Há anos tive a rara oportunidade de fotografar o quadro numa residência alcochetana.

1 comentário:

Melo disse...

Caro F.B:
Li com atenção o seu artigo, são algumas curiosidades muito interesantes que todos têm de levar em atenção.
Isto significa que muita gente, das mais variadíssimas areas da sociedade estão atentas...