Durante 30 dias, está em consulta pública a avaliação ambiental estratégica das opções Ota e Campo de Tiro de Alcochete para a construção do novo aeroporto de Lisboa.
Os documentos poderão ser consultados nesta página do NAER, da qual também constam as regras de participação dos interessados em intervir no assunto.
Recomendaria a leitura do último documento da lista apresentada na página do NAER – resumo não técnico – pelo menos.
Já agora, deixo três informações adicionais que me parecem relevantes para residentes no concelho de Alcochete.
Em primeiro lugar, recomendo a leitura desta notícia. É exacta e reproduz alertas constantes do estudo.
Em segundo lugar, leia-se com particular atenção o último parágrafo desta notícia respeitante a tomadas de posição da Liga para a Protecção da Natureza
Em terceiro e último lugar, o novo terminal ferroviário previsto no aeroporto (caso seja construído na área do campo de tiro) não é susceptível de servir directamente residentes no concelho de Alcochete sem que sejam transportados para essa estação (situada a cerca de 20kms de distância), por estrada ou pelo Metro Sul do Tejo (se se confirmar que a rede será redesenhada para compreender Montijo, Alcochete e aeroporto).
A alternativa do metropolitano de superfície seria útil para a interligação Alcochete-São Francisco-Samouco ao aeroporto, ao cais do Seixalinho (terminal da ligação fluvial à baixa de Lisboa), a Montijo e ao terminal ferroviário suburbano de Pinhal Novo (onde haverá ligações ferroviárias semi-expresso de pouco menos de meia-hora para Sete Rios, Entrecampos, Roma/Areeiro).
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