11 fevereiro 2008

Sugestão de munícipe

Paulo Benito escreve o seguinte:

Sugiro aos autarcas que dêem uma atenção especial ao seu sítio oficial, pois é o local por excelência onde podem partilhar com os munícipes, decisões, planos/projectos, etc. Quando me refiro a dar atenção, refiro-me a estar permanentemente actualizado, a ter informação útil para todas as partes interessadas (munícipes, agentes económicos, turistas, etc.). Naturalmente que isso poderá obrigar a algumas afinações no processo de comunicação existente, tendo-se que definir a informação a partilhar; a sua periodicidade; estabelecer as responsabilidades/autoridades por todo o canal de comunicação, etc.

Estou convicto que os leitores deste blog poderão rapidamente sugerir a informação que consideram relevante estar disponível no sítio www.cm-alcochete.pt.

Há uns anos atrás, assisti a uma conferência que abordou a experiência espanhola na implementação de processos da qualidade na Administração Pública. Foi referido o caso de uma autarquia que decidiu efectuar um questionário no jornal local para avaliar a importância e a urgência de um conjunto de iniciativas. Com base nessa informação, foi possível direccionar os esforços/investimentos para dar resposta a essas preocupações (parece-me que a nossa autarquia fez algo equivalente, com o envolvimento publico na elaboração do orçamento).

O andamento desses projectos/iniciativas era divulgado no mesmo jornal local. Quando a implementação dos projectos terminava, era efectuado um questionário de satisfação e os seus resultados publicados. Esta ferramenta, tornada pública, dava armas à oposição, mas simultaneamente permitia à autarquia afinar o rumo das suas iniciativas e dar visibilidade pública de como as preocupações populares estavam a ser incorporadas no novo alinhamento.

Não sei o desfecho desta abordagem no seguinte ciclo eleitoral, mas acredito que tenha sido compensador para os políticos que tiveram esta iniciativa.


P.S. - Outra reacção, de André Torgal, que é comentário ao texto acima e merece destaque:

"
Acredite que estive hoje de manhã a falar com a CMA. Sou web-developer há mais de 10 anos e, neste momento, estou disponível e desejo estabelecer-me definitivamente como freelancer. Por isso estou aberto a colaborar com entidades oficiais, ONG, etc... a troco de muito pouco ou quase nada, porque preciso de aumentar o meu portfolio.
A resposta foi de que a CMA não tem dinheiro e que por isso entregou o site (há mais de um ano e meio) à megalómana e desajustada realidade das cidades digitais, Setúbal neste caso.
Ponto final nesta história. Nem de borla uma pessoa pode ser útil?
E como não tem dinheiro? Gastou 1 milhão de euros em cultura mas não sobrou nada para o site?
Quem perde é evidentemente a região, que está muito mal representada na Internet.
Enfim."


Outras reacções para aqui ou na caixa de comentários.

2 comentários:

Anónimo disse...

Acredite que estive hoje de manhã a falar com a CMA. Sou web-developer há mais de 10 anos e neste momento, estou disponível e desejo estabelecer-me definitivamente como freelancer. Por isso estou aberto a colaborar entidades oficiais, ongs, etc... a troco de muito pouco ou quase nada porque preciso de aumentar o meu portfolio.

A resposta foi de que a CMA nao tem dinheiro e que por isso entregou o site (há mais de um ano e meio) à megalomana e deasustada realidade das cidades digitais, setúbal neste caso.

Ponto final nesta história. Nem de borla uma pessoa pode ser útil?

E como não tem dinheiro? Gastou 1 milhão de euros em cultura mas não sobrou nada para o site?

Quem perde é evidentemente a região que está muito mal representada na Internet.

Enfim.

Anónimo disse...

Ao fim de alguns dias a CMA teve a amabilidade de disponibilizar os meus contactos a uma Associação necessitada de um site.

Poderei assim cumprir o meu desígnio "pro-bono". O departamente de relações públicas da câmara compriu aqui 100% com a sua função e estou-lhes agradecido.

Relativamente à política da câmara face ao site (site que já vem do executivo anterior) mantenho a minha crítica.

Agradeço que dê igualmente destaque a esta mensagem e ao seu lado "favorável", da mesma forma que sublinhou a minha crítica copiando-a para o corpo do artigo.

Obrigado!