09 fevereiro 2008

Uma reacção (2)

Paulo Benito escreve o seguinte:

Sempre que entro em Alcochete, penso que seria importante colocar nas rotundas um símbolo forte da terra. Reconheço que me motivam factores de orgulho local, mas parece-me que este meu pensamento está alinhado com os projectos de desenvolvimento turístico da região, que a autarquia pretende promover.
Como primeira reflexão, proponho os seguintes temas:

Pega de Touros (touro e todo o grupo de forcados) – Tradição fortemente enraizada na vila. Local: rotunda à entrada de Alcochete IC32;

Toureio a Cavalo – Complementa a estátua anterior (Pega de touros). Local: próximo da Praça de Touros, na futura rotunda com a Rua da Tacôa (junto ao Alcochetense)

Trabalho Agrícola – A actividade agrícola sempre teve uma preponderância relevante. Local: rotunda (estrada que vem do Montijo)

Seca do Bacalhau ou Salineiro – Local: junto à Rotunda do Fórum Cultural

Barco à vela – A vila de Alcochete tem poucas referências alusivas à sua ligação ao rio, para além do sal. Local: No Rossio ou na praia.

A propósito deste tema, ler também este e este textos, publicados em 2006 neste blogue. Como fica demonstrado, ideias não faltam. Difícil é concretizar estas ou outras, para que as entradas no concelho adquiram dignidade.
Há não muitos anos, aproveitando sugestão alheia, cheguei a propor que fossem os alunos da Escola EB 2,3 El-Rei D. Manuel I (na altura não existia ainda a escola secundária) a apresentar ideias para a valorização das rotundas de Alcochete. O contacto com a escola foi positivo, mas faltava um pedido formal do município. Transmiti a ideia e a predisposição da responsável escolar ao então chefe da edilidade.
Desconheço se o assunto teve alguma evolução. Presumo que não, porque tudo continua na mesma. Ou quase.
Há tantas, tantas ideias dos cidadãos para melhorar Alcochete! Mas os autarcas com funções executivas detestam interferências em matérias que insistem em ser os únicos fadados para solucionar. Com isso a maioria alheou-se de tudo e todos e não há indícios de coesão social.
Enquanto assim for, oxalá nunca sejamos postos perante situações críticas e chamados a demonstrar quanto valemos como comunidade!

6 comentários:

Unknown disse...

Muitas pessoas terão relutância na promoção do meu discurso a referência, mas eu sei por leituras especializadas em matéria política que os comunistas ignoram inúmeras sugestões dos munícipes não pelo facto de serem simplesmente alheias, mas porque consideram que tais sugestões não se enquadram no plano que eles têm bem definido para a sociedade.
Nós fingimos que não vemos isto, mas pelo rumo que as coisas estão a levar, dentro de meia dúzia de anos tudo poderá estar no mundo a contento deles.
Seria a escravização e animalização paulatinas mas definitivas do ser humano. Se tal tempo chegasse, até os obesos seriam impedidos de entrar num restaurante. Não se riam porque estou a falar a sério e sei no que me fundo. Vocês já não são corridos do restaurante para fora quando querem fumar um cigarrito?
Queiram desculpar o fecho a esta nota porque aparentemente não há relação com o supra-dito, mas se nos EUA a próxima presidenta for a senhora Clinton, a minha análise faz-me ver que para o Ocidente não haverá mais regressão.
A minha esperança é que vença John McCain, homem que sem ser ultra-conservador, não vai nas tretas dos democratas (the liberals).

Anónimo disse...

Ao Paulo Benito:
- quanto custa tanta celebração feérica?
- ainda não passamos da fases das rotundas?
Ao Fonseca Bastos:
- afinal... a ausência de massa crítica - quer a institucionalizada (sob forma de partidos políticos ou outras), quer a informal não é já um bom indicador do "quanto valemos como comunidade"?

Fonseca Bastos disse...

Folgo em sabê-lo atento RPMRibeiro! Andava preocupado com o silêncio.

Já falámos disto noutras ocasiões. A ausência de massa crítica é o pior dos sinais.
Mas quando até estamos pior de massa, falar de massa crítica é quase uma heresia.

Anónimo disse...

Mais forcados e cavaleiros, NÃO! Já chega o futuro parque infantil e as menções alusivas ao tema existentes!
Que tal pensar-se um pouco em Arte? Verdadeira Arte? Há uns dias estive em Vila Nova de Cerveira, e ali sim, há bom gosto quanto a decoração de espaços públicos.

Vasco

Paulo Benito disse...

Reconheço que a minha sugestão tem custos associados e que provavelmente não é exequível implementar numa legislação. No entanto, parece-me que a autarquia devia planear o futuro artístico dessas rotundas.

Paulo Benito

Unknown disse...

Chama-se de "Arte Pública", aquilo que poderia ser feito cá em Alcochete para os espaços públicos, à semelhança do que se vem fazendo noutros concelhos-exemplos da margem sul, Almada é um deles. Lamentavelmente os artistas plásticos, com conhecimento da cultura e identidade Alcochetana ainda não se apresentaram. Talvéz porque a cultura deste país anda muito a desejar...

Ananda.