28 setembro 2006

Ou tradição ou marxismo

Muitos não percebem que tradição e marxismo (filosofia do comunismo) são incompatíveis.
A tradição, desde tempos imemoriais, assenta na admissibilidade do Princípio de Ordem Superior, por todos chamado Deus.
A tradição, na nossa civilização, é dois mil anos de Cristianismo.
A tradição é a moral judaica, a filosofia grega, o direito romano.
A tradição é o contrato, a propriedade privada, a família.
Ora eu pergunto: como será possível o marxismo vencer sem destruir tudo o que é tradição?
Ou o triunfo da democracia liberal que quer menos Estado ou o triunfo do comunismo que quer mais Estado. Não há lugar para duas vitórias ex aequo.

1 comentário:

Anónimo disse...

Caro João , isso já não é ser crente. É uma obsessão. Já pensou na carreira religiosa...opus dei talvez... No que respeita à incompatibilidade entre tradição cristã e marxismo não nos podemos esquecer que ambos têm algo em comum... a pretensão aos direitos iguais. Para mim a injustiça jamais residirá em direitos desiguais , encontra-se precisamente na pretensão cristã e marxista , à igualdade. O marxista e o cristão têm pois uma origem comum. Para mim a desigualdade é a primeira condição para que haja direitos.
Quanto à sua fixação com a tradição há que concluir o seguinte: Essa preocupação traduz um receio ancestral em evitar o experimentar , o exame , a escolha critica dos valores. A tal opõe-se por um lado a revelação , ou seja a afirmação de que a razão dessas tradições não é de origem humana , uma tradição que não resultou de uma busca lenta e com erros , mas sim de uma comunicação divina , perfeita , sem história , como se de um presente se tratasse. Por outro lado a tal TRADIÇÃO , ou seja aquilo que o João refere , quando diz que essa tradição já existe desde tempos quase imemoriais , de que pô-la em dúvida seria uma crime para com os antepassados...um pecado. A autoridade dessa tradição fundamenta-se com a tese do João: Foi Deus que a deu. Tudo isso tem um propósito João , ao qual você já se alienou há muito. A intenção de passo a passo afastar a consciência da vida ( isto é , uma consciência DEMONSTRADA por uma experimentação). A intenção de se obter um completo AUTOMATISMO DO INSTINTO que é a doença de que o João padece.
Eis outro ponto de convergência entre o marxismo e o cristianismo, Qualquer dos seus seguidores são incapazes de agir de outro modo ( o João é um bom exemplo ).
Do seu amigo que julgou ser um seguidor da trilogia da libertação.