12 setembro 2006

Francisco Bolota, atleta emérito de Alcochete


Francisco Estêvão Bolota, o Chico, filho de Francisco Bolota e Gervásia Bolota, nasceu em Alcochete a 20-04-46.
Logo aos 16 ou 17 anos começou a jogar no nosso Desportivo. Em 1966/67 passou ao Barreirense, clube da 1ª divisão que reteve o Francisco durante duas épocas. Depois ingressou no Grupo Desportivo do Montijo onde se manteve uma época neste clube da 2ª divisão. De seguida foram cinco épocas no União de Tomar, 1ª divisão. Voltou por duas épocas ao Grupo Desportivo do Montijo, já na 1ª divisão. Quando este clube desceu para a 2ª divisão, viu o jogador alcochetano servi-lo por mais três épocas.
Em 1977 parte para o Canadá e joga no Toronto-Itália. Regressa a Portugal para jogar duas épocas no Juventude de Évora. Deste clube português voa para os Estados Unidos da América e entra no Rochester Lancers, clube que estava num patamar correspondente aos da 1ª divisão em Portugal.
Estas são algumas pinceladas do percurso de Francisco Bolota que teve uma vida desportiva muito rica.
Mas há uma faceta deste grande atleta que não é esquecida por nenhum alcochetano. No segundo lustro dos anos 60, Francisco Bolota foi forcado do Aposento do Barrete Verde com António Luís Penetra (o cabo), Manuel Pinto, José Barrinha, António José Pinto, Victor Marques, Francisco Sequeira, Gregório Bolota, Aníbal Pinto e outros.
De todos os alcochetanos vai um grande abraço de gratidão para Francisco Bolota que se encontra no Canadá ligado a diversas actividades desportivas com sessenta anos de idade.

Sem comentários: