19 setembro 2006

A revista "Visão"

Esta manhã comprei a revista Visão, o que só faço de vez em quando.
O primeiro artigo a reclamar a minha atenção é "Luz ao fundo do túnel?" de Pedro Camacho (pág. 40). Conforme diz este autor e destaca a revista, «...há matérias em que é preferível encontrar uma boa solução para o País, para as pessoas que nele vivem, a garantir um bom confronto ideológico que não leva a lado algum».
Depois é a vez de um artigo do sociólogo Boaventura Sousa Santos "A Amazónia" (pág. 44). Há 10 anos este homem era um dos meus gurus, confissão de que hoje me envergonho. Ao chorrilho de banalidades do BSS - assim o designávamos num mestrado que frequentei dado pela Universidade Aberta - oponho as palavras de outro sociólogo, Jeffrey Nyquist: «the truth, however, is that the socialist countries (i. e., the old soviet bloc) have damaged the environment far more seriously than capitalism; and it is socialism and not capitalism that threatens to trigger another world war» (http://www.financialsense.com).
Finalmente, na última pág. da Visão, sob o título "Aliança ou cooperação", o mestre insigne Adriano Moreira - que já tive a oportunidade de cumprimentar - parece bater-se pelo restabelecimento da autoridade da ONU. Do que tenho lido deste grande senhor da nossa democracia, este texto será o primeiro que apanha a minha discordância porque, para mim, a ONU trabalha para a instauração de um governo à escala mundial sob a batuta de metacapitalistas. Não me enganei, eu escrevi metacapitalistas.

Sem comentários: