08 setembro 2006

O verdadeiro intelectual

Na última meia dúzia de anos tenho lido textos de alguns dos melhores analistas liberais do mundo, a saber, Jeffrey Nyquist, Daniel Pipes, Thomas Sowell, etc.
Assusta-me bastante a visão que hoje tenho do homem e do mundo, mas mais me assusta a ideia de que, por um triz, eu poderia morrer privado dessa visão. Se tal acontecesse, seria como se não tivesse nascido.
O primeiro autor que me fez estremecer com a convicção de que uma grande fraude se abate sobre a Humanidade foi René Guénon. Depois, Eric Voegelin e Olavo de Carvalho apareceram na minha vida e corrigiram os pormenores.
Hoje, quando abro qualquer jornal só vejo engano e rapina. O povo está à mercê de feras que o odeiam. Só os verdadeiros intelectuais podem e devem salvar o rebanho.
E antes que me perguntem o que é um verdadeiro intelectual, eu respondo: é aquele que pensa, chega a conclusões e age fora da ideologia, discurso do interesse.

Sem comentários: