24 setembro 2006

Germano Carvalheda 4


Germano José Carvalheda foi Agente Técnico de Engenharia Civil pelo antigo Instituto Industrial de Lisboa, hoje Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL).
Nesta foto vemos o nosso poeta ao trabalho sobre o seu estirador.


O MEU SISTEMA

Pus de parte as ferramentas,
Mandei-as todas ao diabo.
P'rás alturas tenho as ventas,
P'ra espessuras tenho o rabo.

Fita de pano é chatice,
As de aço são ferrugentas,
Os compassos dão tolice,
Pus de parte as ferramentas.

Parti o metro padrão,
Do estojo já dei cabo,
As peças de medição
Mandei-as todas ao diabo.

O duplo metro é banal,
Como as demais ferramentas.
Quando meço em vertical,
P'rás alturas tenho as ventas.

P'rás coisas arredondadas
Podem crer no que me gabo:
Sejam grossas ou delgadas,
Pra espessuras tenho o rabo.

Com este poema, Germano Carvalheda segura a ponta do fio que desce de António Botto e perpassa por todo o nosso modernismo.

Sem comentários: