27 setembro 2006

Consequências da propaganda

Em Alcochete, a propaganda municipal anuncia, invariavelmente, "centenas de pessoas" e "grande afluência" nas manifestações promovidas pelas autarquias, mas as imagens divulgadas raramente o demonstram. O recurso a flagrantes e planos fechados evidencia sempre o oposto.
A experiência passada diz-me que o desinteresse dos alcochetanos pelas suas autarquias e a maioria das manifestações por elas organizadas é real e antigo. A culpa é dos autarcas, porque privilegiam a propaganda em detrimento da comunicação institucional e por isso os meios de que dispõem perdem audiência e credibilidade.
Nos últimos cinco anos, pelo menos, a informação autárquica não tem passado de mera propaganda. Nada esclarece acerca da realidade, é filtrada e asséptica com o principal objectivo de influenciar opiniões, sentimentos e atitudes.
Não há – nem houve no passado recente – verdadeira informação institucional, isto é, a intenção de revelar e esclarecer políticas, acções e projectos de modo a que sejam perceptíveis pelo grande público.

Sem comentários: