05 junho 2006

Pensar e imaginar

Alguns nem sempre coerentes especialistas dizem que a melhoria da situação económica do país depende de consumirmos menos, importarmos menos e exportarmos mais.
Não sou versado na matéria mas parece-me que consumindo preferencialmente produtos nacionais dar-se-ia mais emprego à nossa gente e lucros a um maior número de empresários, diminuindo as importações de bens facilmente substituíveis e criando condições para a futura exportação.
Vem isto a propósito do que observo, frequentemente, em estabelecimentos comerciais e estradas do concelho: flores, batata, cenoura e cebola que vejo à venda em supermercados são quase sempre de proveniência estrangeira, embora depare amiúde com camiões franceses e holandeses que carregam flores, batata, cenoura e cebola em Alcochete.
Diria o capitão Haddock das histórias do Tintim: com cinquenta milhões de macacos! Não há forma de consumirmos cá o que se produz cá, a um preço inferior porque o transporte seria desnecessário?
Penso eu "de que" podem fazer-se várias coisas. Por exemplo: criar uma feira ou mercado regular exclusivamente para bens de consumo localmente produzidos e uma etiqueta «Produzido em Alcochete».
Suponho ainda que alguma criatividade daria também resultados positivos. Temos em Alcochete uma das maiores catedrais de consumo da Europa, pelo menos no seu género, mas não enxergo nada localmente produzido.

1 comentário:

Anónimo disse...

Muito estupidamente, da minha parte, estive quase a comentar este post dizendo "É a globalização, estúpido!" Mas o estúpido seria eu, claro. É, efectivamente, a globalização. Mas não somos obrigados a concordar com ela e tem razão F. Bastos (mea culpa). Os nossos agricultores não dispõem nem dos capitais nem das condições materiais (mecanização e informatização) de produção dos seus concorrentes globais. E nós, alegremente, compramos tudo o que os supermercados nos oferecem, sem repararmos que o que é Nacional é que é bom.