08 junho 2006

Há soluções


Alcochete integra a terceira mais importante zona húmida europeia, maioritariamente abandonada e com as consequentes erosão e degradação, fuga de aves limícolas, exploração dispersa, especulativa e desregrada de recursos, riscos para a saúde pública e nulo benefício de condições naturais que noutras latitudes são úteis e geralmente rentáveis.
Resolvi investigar o tema na Internet e concluí haver generosos apoios de fundos europeus e internacionais para a conservação da natureza, que várias regiões mediterrânicas enfrentaram problemas semelhantes e que é possível dar passos seguros na preservação, recuperação e rentabilidade das nossas pouco úteis zonas húmidas.
Despertou a minha atenção o facto de haver duas fundações locais a explorar salinas (com resultados financeiros desastrosos) e da Misericórdia de Alcochete, que vive com dificuldades, ter boa parte do seu património improdutivo porque constituído por salinas abandonadas em zona de paisagem protegida.
As pistas mais óbvias surgiram na consulta ao site da MedWet, Iniciativa Mediterrânica das Zonas Húmidas.
Quem tiver curiosidade e paciência consulte esta útil fonte de orientação e informação, com pistas de sobra para delinear um projecto de recuperação das nossas tristes e abandonadas zonas húmidas, de que ninguém beneficia e que no estado actual representam um risco para a saúde pública.
Aparentemente nem é necessário muito dinheiro próprio. Alguns projectos postos em prática no âmbito da MedWet são quase autofinanciados.
Quem se der ao trabalho de ler e pensar um pouco nas pistas da iniciativa MedWet, que apresente sugestões.
Outra pista importante está no site da convenção Ramsar.
Por agora sugiro que o ponto de partida seja a oferta de disponibilidade de pessoas que se incumbam de contactar e sensibilizar as entidades certas para desencadear as acções.
Espero que neste debate, além das ideias e sugestões de leigos, apareçam também contributos de técnicos e estudiosos do tema.
Sem a pressão dos cidadãos não iremos a parte alguma...

Sem comentários: