02 agosto 2006

Explicaram-se enfim, mas...


Pela primeira vez no actual mandato, registo que o executivo da Câmara Municipal de Alcochete seguiu uma via correcta: esclarecer a decisão de abrir concurso público para o provimento de 61 lugares no quadro de pessoal.
Vá ao sítio da câmara na Internet e leia o texto «Reestruturação dos Serviços».
Assinalo o facto com natural agrado, tanto mais que a reacção ocorreu em prazo muito curto: um dia após ter abordado o assunto neste texto.
Espero, sinceramente, que esta reacção seja o prenúncio da prometida mas até agora não cumprida era de diálogo franco e aberto entre eleitos da maioria e os eleitores. Destaco maioria porque a oposição continua em período de hibernação.
Quanto ao cerne da questão – alargamento do quadro do pessoal – a explicação não me esclareceu cabalmente porque o 4.º e 5.º parágrafos contradizem, aparentemente, declarações do presidente da câmara, estampadas há poucos meses em jornais regionais. Assinalei-o neste blogue, em tempo oportuno, nomeadamente neste e neste textos.
Acresce que os dois primeiros parágrafos deste esclarecimento municipal são demasiado vagos, embora alinhem informação talvez valiosa se, antecipadamente, alguém nos tivesse dito:
1. Como se irá 'caminhar para uma organização dos Serviços Municipais como “Mais Serviço Público”'. Não estarão organizados nessa perspectiva? Precisamos mesmo de "Mais Serviço Público"?;
2. O que se entende por "definir e implementar, até 2008, uma estratégia de modernização administrativa”, “garantir a gestão integrada dos recursos humanos” e “desenvolver e difundir uma política de gestão integrada dos recursos humanos”? Duvido que a maioria dos munícipes conheça sequer uma vírgula sobre o assunto. E eu li, nos últimos cinco anos, pelo menos, uma dúzia de papéis a prometer o mesmo.

Sem comentários: