25 agosto 2006

Assalto inédito

Leia esta notícia publicada na edição electrónica do JN.
Que eu saiba, um caso assim era inédito nestas paragens.
Parece-me ser tempo de, em Alcochete, se aprender a viver com insegurança e pequena e média criminalidade.
Daí supor ser útil e urgente juntar GNR e população, num espaço suficientemente amplo, para diálogo e esclarecimento mútuo. Pessoalmente gostava de conhecer as estatísticas da criminalidade no concelho, entre 2000 e a data presente.
Entretanto, segundo alguns especialistas, o combate à pequena delinquência é uma das primeiras medidas cautelares.
Mas isso eu não vi ainda, embora haja sinais dela por todo o lado.
Com tanta gente de férias considero inoportuno, por agora, cavar o assunto mais fundo neste blogue. Fá-lo-ei noutra ocasião.
É curioso que na autarquia haja quem se preocupe com os assuntos da saúde mas ninguém tenha reparado que, em matéria de insegurança, vamos de mal a pior.
Eis o que, acerca do tema segurança, consta do programa da coligação que governa a autarquia:

"Estimular, em colaboração com parceiros e demais partes interessadas, a promoção da segurança, higiene e saúde nas escolas e nas associações e colectividades do município".
(...)
"Promoção da coesão territorial interna – ordenamento do território, funcionalidade e identidade territorial, relações de vizinhança e segurança dos espaços públicos:
"1. Instituir e apoiar o funcionamento do Conselho Municipal de Segurança:
(...)
"d. Incrementar o diálogo com as forças de segurança (GNR) com vista ao melhoramento do policiamento e aumento das condições de segurança no município".

Passados 10 meses acho que nem um centímetro se avançou ainda. Oxalá estivesse enganado.


P.S. - A propósito de pequena delinquência e da amplitude dos problemas a ela asssociados, leiam-se os segundo a quarto parágrafos deste texto. As fontes parecem-me insuspeitas, embora não tenha conseguido datar nem a origem nem a autoria desta declaração sem dúvida governamental.

2 comentários:

Unknown disse...

O facto de a insegurança se alastrar cada vez mais não é mistério nenhum. Poderei um dia tocar no assunto, mas terei de ser cuidadoso com o discurso para que não lancem a própria verdade contra mim.
"...Ninguém [repara] que, em matéria de insegurança, há anos que vamos de mal a pior" nem reparará. Desde quando é que o Diabo se vira contra o Diabo?

Unknown disse...

Alguém me pode confirmar se o Conselho Municipal de Segurança está constituído? Em caso afirmativo, poder-me-á ser dito se o referido Conselho funciona?