09 agosto 2006

Expliquem tudo de uma vez

A réplica política a algo a que me referira num textículo de ontem está aqui.
Lamentavelmente, nenhuma transcrição formal consta ainda do sítio do município na Internet. Pelo menos a esta hora.
É que no último parágrafo da notícia referenciada acima há um pormenor inédito: 20.000 habitantes em Alcochete. No entanto, 14.966 foi o número de referência no cálculo dos fundos transferidos pelo Estado para a autarquia no ano corrente. Temos tantos novos vizinhos desde há oito meses? Entre 2001 e 2005 o crescimento fora de 5.000 pessoas.

Volto, entretanto, ao que escrevera neste blogue em Abril, ainda sem resposta.
Porque as pessoas não são descartáveis nem devem ter estabilidade de emprego e de vida dependente dos humores e das orientações políticas do poder local, enquanto cidadão e munícipe tenho o direito de exigir que o executivo municipal apresente dados concretos e esclarecedores acerca das movimentações de pessoal desde a sua tomada de posse, quantas rescisões, demissões e transferências ocorreram e por que motivos, quantos processos disciplinares estão em curso e quantas admissões se verificaram.

E como, há dias, a propósito da passagem de pessoal para o quadro efectivo do município, o executivo camarário decidira invocar promessas eleitorais, parece-me oportuno questionar a coerência em relação também a estas feitas aos munícipes:
"...Apoio à implementação e funcionamento de:
a. Orçamento Participativo, como o instrumento estratégico para a participação alargada dos cidadãos na gestão do município, apostando na transparência e proximidade da Administração Pública em relação aos cidadãos e no aprofundamento da democracia e da cidadania;
b. Conselho Municipal, como o órgão máximo de promoção e da participação dos cidadãos, na lógica de uma democracia participada.
3. Envolvimento dos munícipes nos processos de tomada de decisão, através de:
a. Elaboração da Carta do Cidadão, enquanto documento definidor dos direitos e deveres na relação entre os munícipes e as autarquias"...

E mais estas:

"...1. Desenvolver e difundir uma política de gestão integrada de recursos humanos baseada no planeamento e nas estratégias da Câmara Municipal da Alcochete:
a. Aprovar, até ao 1º semestre de 2006, uma política clara que contenha critérios objectivos nos domínios do recrutamento, da selecção, da formação profissional e do desenvolvimento das carreiras"...

1 comentário:

Unknown disse...

Não era preciso dizê-lo, mas quero reafirmar mais uma vez que eu dou o meu rosto a todas as tomadas de posição do meu companheiro de blog respeitantes à abertura de novas vagas no quadro da Câmara Municipal de Alcochete.