17 agosto 2006

Igualdade de género

Vejo por toda a parte gente a falar de igualdade de género (gender) sem saber o que diz, uma vez que em parte nenhuma detecto um esforço de definição.
Mas o que é o género? Bom leitor, olhe que não é de Gramática que falo. Isto aparece nos books ditos de Sociologia.
A categoria de género assenta nas diferenças de comportamento entre homens e mulheres, o que leva a esperar-se daqueles umas coisas e destas outras. Daqui se saltaria com facilidade para problemáticas de ordem cultural e de poder, mas dissso poderei falar um pouco noutro texto.
Agora quero abordar sobriamente a igualdade de género (gender equality) que, conforme afirmei algures neste blog, significa a inexistência de qualquer distinção entre os papéis (rôles) de homens e mulheres.
O movimento para a igualdade de género, não obstante homogeneizar as diferenças existentes entre a masculinidade e a feminilidade, não parece que tenha conseguido grandes resultados.
Actualmente, embora não seja uma questão posta de parte, a igualdade de género, efeito de um feminismo primário, está superada (Lagarde:1996; Elósegui: 2002). E porquê? Porque no varão e mulher há qualquer coisa diferencial que os constitui e faz diversos na forma de ser e estar no mundo.
Assim se vê que a igualdade de género é, em última instância, um ataque aos direitos do indivíduo, o que nos leva a descobrir que estamos perante mais um produto da ideologia marxista.

Sem comentários: