07 agosto 2006

O «Menino» e o «Earnslaw»


Descobri no lago Wakatipu, entre Queenstown e Walter Peaks, na Nova Zelândia, a embarcação «Earnslaw», que me parece muito semelhante ao antigo vapor «Alcochete» ("o menino") que ligou a vila ao Terreiro do Paço no primeiro quartel do séc. XX.
Veja se "o menino" reproduzido acima é ou não semelhante ao «Earnslaw» que aparece em quatro imagens constantes desta página.

P.S. - Alerta do meu companheiro de blogue: olhe que "o nosso menino" andou na ida e volta uns 50 anos. Há pouco tempo perfez cem anos depois da compra do vapor aos alemães pelo povo de Alcochete.
É verdade, sim senhor. A efeméride passou em claro mas o centenário deveria ter sido assinalado a 2 de Agosto de 2004, data do baptismo do vapor «Alcochete» e da inauguração solene da carreira Alcochete-Lisboa.
A embarcação seria reconstruída em 1940 e navegou entre as duas margens até 1989.
Convém não perder o rasto a factos que perduram na memória colectiva. Eu sei haver famílias alcochetanas que guardam peças do "menino", tal como outras relíquias que deveriam ser mostradas no museu municipal, quanto mais não fosse temporariamente.

Sem comentários: