30 setembro 2009

Perguntas pertinentes sobre o programa eleitoral do PS

Depois de uma exaustiva leitura do programa eleitoral do Partido Socialista, várias são as questões que se me afiguraram, claro está que um programa eleitoral nunca é muito exaustivo em explicações, mas do conjunto de propostas gostaria de reflectir sobre algumas.

Educação:

Em relação á proposta da criação dos “Centros Escolares de Alcochete e São Francisco”, fiquei com várias dúvidas, assim lanço as seguintes questões:
O que se pretende é a centralização das escolas? As escolas existentes são para demolir? Onde ficará situado o novo centro escolar? Quando se fala de “Centro Escolar”, de que tipo de escolas estamos a falar? De escolas do 1º ciclo? E o que fazer com a existente dos 2º e 3º ciclos? Compromete-se António Maduro a fomentar a construção de uma nova escola do 2º e 3º ciclo? O que fazer às candidaturas já aprovadas para a nova escola da Quebrada e São Francisco?

Acção Social:

Que esforços se pretende desenvolver na questão das infra-estruturas de apoio à família? O que fará em relação à Fundação João Gonçalves Júnior, continuará sob tutela camarária? Tem algum projecto de construção de um centro de dia? Novos ATL? Alguma nova Creche?

Desporto:

Onde ficará situado o Complexo Desportivo Municipal? É a favor de uma construção de um Estádio Municipal? Promete uma piscina na praia dos moinhos, que moldes, dimensão, estruturas e projectos de utilização propõe para a mesma?
Onde criará a rede de ciclovias?

Cultura:

Onde será a Casa da Música? Como pensa dinamizar o Fórum Cultural? Continuará a apoiar as colectividades, em que moldes? Continuará a apoiar as festas do Barrete Verde e das Salinas? Com que verbas?

Juventude:

Onde será implementada? Onde será o espaço para prática de desportos radicais? O que tem a dizer sobre o concurso público lançado pelo actual executivo para a construção de um Skate-Park na praia dos moinhos? O que entende por Fórum Alcochete Jovem, quais as propostas que tem para este fórum?

Saúde:

Vai exigir perante o Governo Central a reabertura do serviço de urgência do nosso Centro de Saúde a tempo inteiro? Vai concluir as obras da extensão do centro de saúde do Samouco? Proporá ao governo a construção de novas extensões em S. Francisco, Passil e Fonte da Senhora?

Segurança:

Compromete-se a realmente ajudar os Bombeiros Voluntários de Alcochete? De que forma? Sob a forma de subsídio? Ou que outro tipo de apoio tem previsto?

Urbanismo:

Vai conceder licenças de construção para novas urbanizações de prédios como têm feito a sua colega de partido do Montijo? Que tipo de urbanismo pretende para Alcochete? Mais condomínios fechados?
Em relação à requalificação dos centros históricos, terá coragem política para apoiar os proprietários nessa requalificação? Que medidas concretas propõe para tal efeito? É a favor da descida do IMI? Ou manterá esta taxa no seu limite máximo?

Turismo e Ambiente:

É a favor da construção do “Tagus Spa Resort”? Tem previsto o fomento da implantação de novas unidades hoteleiras no concelho? Em que moldes entende que devem ser criadas / licenciadas?

Estas são algumas das questões que gostaria de obter resposta por parte de António Maduro, ou alguém da sua candidatura.

2 comentários:

Sérgio Silva disse...

Errata: no tema Juventude a primeira pergunta diz respeito à Casa da Juventude e onde será implementada

Melo disse...

Caro Sérgio:
As suas observações estam bem fudamentadas, pois entendo que neste tempo todo de elaboração de programa, falta dizer algumas coisas.
A maior parte do programa do PS, são obras que o actual executivo tem projectadas, das quais algumas nunca foram para a frente porque, o PS não deixou (aliás, nunca mandou aprovar as candidaturas).
Chama-se a isto pura ignorância política, vazio de ideias, salvo uma ou outra que ao ser aplicada, como seria), o tempo é o melhor amigo do homem.