11 setembro 2009

Pedido

Se alguém conhecer os programas políticos de Luís Franco, António Maduro e Borges da Silva, sou a pedir que mos enviem por e-mail.
E quanto a debates entre os candidatos, seja em presença de eleitores, seja através da rádio local, alguém tem alguma informação? Em caso afirmativo, peço também que me digam alguma coisa, pois nem tudo o que se sabe no Largo do Poço chega aqui à Estrada da Atalaia, onde moro.
A todos obrigado.

20 comentários:

Miguel Saturnino disse...

Um debate em formato de conferência on-line seria interessante.

Fonseca Bastos disse...

Sr. João Marafuga:
Vá a esta página e veja todos os vídeos catalogados em Alcochete:

http://www.setubalnarede.pt/content/index.php?action=detailFo&rec=1895

Fonseca Bastos disse...

Vi e escutei, atentamente, os cinco vídeos citados no meu comentário anterior e, numa escala de 1 a 5, atribuo aos candidatos a seguinte pontuação:

Propostas - Borges da Silva, 4 pontos; António Maduro e Vaz e Gala, 3 pontos; Luís Franco, 2 pontos; Teresa Bonito, 1 ponto.

Argumentação - Luís Franco, 4 pontos; Borges da Silva e Vaz e Gala, 3 pontos; António Maduro, 2 pontos; Teresa Bonito, 1 ponto.

Imagem - Borges da Silva e Vaz e Gala, 4 pontos; António Maduro, 3 pontos; Luís Franco e Teresa Bonito, 2 pontos.

Convido os demais condóminos deste blogue a fazerem idêntico exercício.

Unknown disse...

Sr. Bastos, eu estou a falar dos programas das três principais foças partidárias locais às próximas eleições autárquicas e de debates públicos entre os candidatos à chefia da Câmara Municipal de Alcochete.
Ora não é www.setubalnarede.pt que pode dar satisfação minimamente cabal ao que legitimamente eu peço como cidadão e munícipe.

Zeferino Boal disse...

Com a frontalidade habitual ouvi atentamente as entrevistas produzidas no Setubalnarede. Ouvi inclusivé as entrevistas de outros candidatos no Distrito.
Dou os parabéns ao Pedro Brinca porque prestou um bom serviço público tomando mais esta iniciativa.
Procurei promover um debate entre os cinco candidatos em Alcochete, infelizmente, até ao momento não houve sucesso na proposta. Estarei disponível como cidadão a colaborar numa iniciativa do género.
Em relação às entrevistas e não havendo outra oportunidade de comparar o conteúdo das mesmas, o FB já facilitou a análise classificando nos vários parâmetros.
Atrevo-me a classificar deste modo os candidatos pelo que apresentam nas entrevistas:1- Jorge Borges da Silva, 2- Luis Franco, 3- Vaz e Gala, 4- António Maduro e 5- Teresa Bonito.
De qualquer isto não invalida o facto e os eleitores estarem a ser desprezados porque de uma forma geral ainda não tiveram acesso às propostas em concreto dos candidatos, só as imagens em outdoors não chega (alguns deles são péssimos)!

Fonseca Bastos disse...

Somadas as pontuações por mim atribuídas às entrevistas – e só a estas, nada tendo a ver com a apreciação geral das candidaturas – a ordem é a seguinte:
1 - Borges da Silva
2 - Vaz e Gala
3 - António Maduro e Luís Franco
4 - Teresa Bonito

luis disse...

Também eu vi e escutei os cinco candidatos!
Pena minha, mas não tenho ainda os dotes do Prof. Marcelo para aqui atribuir notas aos candidatos, mas como cidadão atento consegui discernir que o actual mandato de Luís Franco mais não foi que um processo de intenções.
Tudo em Alcochete são projectos....!
Quem por acaso estivesse menos atento julgaria que este ilustre autarca e a força que representa apenas tomaram posse ontem. De facto, a realidade é bem diferente, esta gente governa Alcochete já lá vão 29 anos!
O Partido Socialista apenas governou 4 (quatro) anos os destinos da Câmara, e agora o descaramento é impressionante, pois tudo o que de mal está no concelho é da sua responsabilidade!
quando estudei aprendi que se quiser fazer uma fábrica, a primeira coisa a contruir seria o parque de estacionamento.
Também Alcochete, se quiser estar na primeira linha do desenvolvimento, o que terá de se construir primeiro serão as infoestruturas básicas; vias de comunicação; escolas e jardins de infância; redes de abastecimento de água, gás, electricidade, telecomunicações; jardins e espaços de lazer condignos; serviços municipais capazes de atender às necessidades e solicitações dos moradores e à manutenção real dos espaços comuns do concelho.
A realidade é que nada disto foi feito, equipamento que poderia potenciar o concelho tal como a biblioteca e fórum municipais encontram-se e estado de degradação e abandono, os espaços verdes dos novos empreendimentos, o sitio das Hortas em estado vergonhoso, os caminhos e estradas municipais impraticáveis (veja-se a estrada da Barroca d´Alva), a zona circundante do cemitério do Samouco é um centro de descarga de entulhos com contaminação real dos solos, o espaço envolvente de todos os edifícios escolares parece um autentico deserto onde não há nada de verde e onde não é apetecível estar quanto mais estudar, (agora decorados com contentores, melhor dizendo "monoblocos modelares".
Por tudo isto e muitas outras coisas, é necessário mudar de rumo!
O que se está a passar com a educação e o parque escolar é de uma incompetência atroz!

luiz batista

Pedro Giro disse...

concordo plenamente que deveria haver debates entre os principais candidatos,e era uma oportunidade para a nossa nova radio se promover.

Melo disse...

Já que estamos ´próximo das eleições, a escassos dias da abertura da nova ràdio de Alcochete, faço das minhas as palavras do Pedro Giro.
Mas, que decorram com transparncia e imparcialidade, este meio de comunicação serve para informar os ouvintes, ao mesmo tempo que promove a estação e os debates políticos.
Ao mesmo tempo, é de salotar os comentários sobre uma pequena intervenção, onde a maior parte dos candidátos não dizeram nada de nada em concreto.
Outros, apenas se equivocaram com determinadas matérias.
Onde também alguns, julgando conhecedores da realidade do concelho, misturaram Lisboa com Alcochete.
Os ataques, esses foram todos direcçionados aos mesmos alvos.
É como alguns comentários, que não dizem o que sabem, nem sabem o que dizem...
O tempo dirá de sua justiça!

Miguel Saturnino disse...

Não ouvi as entrevistas. Alguém me sabe dizer se algum candidato falou em estacionamentos subterrâneos para o centro histórico de Alcochete?

Informo que, a este respeito, estavam em curso, no final do mandato passado, estudos para a instalação de três equipamentos destes nessa zona, e com certeza algum deles (ou todos) já estaria construído, caso o PS não tivesse perdido as eleições autárquicas de 2005.

Sabemos bem o estado caótico do trânsito em Alcochete e a dificuldade que há em estacionar. Sempre que posso dirijo-me à vila a pé, mas há situações em que o uso do carro se torna indispensável.

Sérgio Silva disse...

Depois de assistir às 5 entrevistas, cheguei ás seguintes conclusões:

1º - Luis Franco passou 4 anos a fazer campanha eleitoral, "não é em 4 anos que se realizam os projectos de futuro que tenho para o concelho", concluiu as obras lançadas pelo executivo anterior, não fez melhoramentos no parque escolar, não construiu uma unica creche, não construiu um unico centro de dia ou lar de idosos, a requalificação da praia dos moinhos que falou na entrevista resumiu-se à construção de um pequeno jardim e parque de estacionamento, no turismo nada fez, diz agora tem projectos, e estudos, e cartas, como se fosse a primeira vez que se candidata, não explica como vai arranjar os fundos para esses projectos, ao CREN não será de certeza pois a esse já ficou demonstrado que não tem capacidade para concorrer, e a cereja em cima deste bolo de mediocridade, veio quando falou da agressão de Jorge Giro a Luis Proença considerando-a "entre dois cidadãos e que nada tem a ver com assuntos políticos" , eu pergunto ao Sr. Presidente se a agressão a Luis Proença foi por motivos pessoais, porque foi dito pelo Sr. Jorge Giro que o Sr. Luis Proença o tem "atacado políticamente e que chegou ao ponto de atacar também o meu filho", pergunto novamente, o Sr. leu o comentário do Sr. Luis Proença no alcochetaneadades em que ele faz uma alusão ao filho do sr. Jorge Giro? viu lá alguma falta de respeito? eu não.... mas também da sua gestão não vi nada... dou à sua entrevista ao setubal na rede a seguinte classificação:

Propostas: 3 (será que é desta que as efectuará?)
Argumentação: 3 (esteve quatro anos a falar!)
Imagem: 1 (não parece comunista)

2º Jorge Borges da Silva parece realmente um candidato bem preparado com ideias concretas para o Concelho. Foi de longe a melhor de todas as entrevistas, embora seja um novo morador, é o espelho do que se considera um municipe interessado, não deixando que as actitudes caciquistas e a roçar o xenófobo o demovam das suas ideias para Alcochete,

Propostas: 5 (as melhores de todas)
Argumentação: 4 (quer no que propõe quer na denuncia do que não foi feito adorei o "estado vegetativo" como caracterizou estes ultimos 4 anos
Imagem: 3

3º António Maduro teve muita difilculdade em fugir ao estigma Inocêncio e Caso Freeport, quanto ás propostas para alcochete, não consegui vislumbrar uma que podesse ser concretizavel, quanto á sua imagem, é no meu entender o seu ponto forte a forma como parece muito porreiro pá!

Propostas: 1 (nenhuma)
Algumentação 2 (não conseguiu fugir do passado)
Imagem: 3 (gosto do ar porreiro do António)

4º Teresa Bonito nem parece ser do Bloco de Esquerda, parece mais uma senhora delicada, com algumas dificuldades na oratória e com muito poucas propostas, em relação á mobilidade não percibi se quer em Alcochete mais autocarros da TST ou criar uma empresas municipal para o efeito, contudo não acho uma má ideia, quanto à imagem estava à espera de uma pessoa mais dinamica.

Propostas: 2
Argumentação 2
Imagem 1 (onde está o estilo BE?

5º Vaz e Gaia vem "em comissão de serviço" ao CDS-PP, e pronto! Só pergunto para quê? Para dividir os votos e ajudar a CDU?...
Ah! Já me esquecia... Nós somos Alcochetenos e não Alcochetenses!

Propostas: 0
Argumentação: 0
Imagem: 0

Assim ordeno os candidatos de uma forma geral da seguinte forma:

1º Jorge Borges da Silva
2º Luis Franco
3º António Maduro
4º Teresa Bonito
5º Vaz e Gala (Do Largo do Caldas directamente para Alcochete, Dr. Paulo Portas só pergunto: para quê?)

Melo disse...

Caro Sérgio:

Como vem sendo habitual, cada um defende a sua dama mas, no entanto, nestas curtas entrevistas deu para perceber os verdadeiros candidatos à autarquia.
Um pelo frente que está a fazer ao seu partido (CDS).
A Outra, sem argumentos nem propostas concretas para o concelho (BE).
Enquanto que o (PS), não tem vindo a demonstrar nada (ideias).
Segue o (PSD), para além da aposta em derrotar a (CDU), utiliza a arrogância e a falta de ética política, onde os seus equívucos são constantes.
Por sua vez, a (CDU), o seu candidato demonstrou estar bem preparado para o combate político que se avizinha.
Nesta pequena entrevista, a sua argumentação foi convincente.
Neste momento estão três fortes candidatos na linha de partida...

luis disse...

Pois!
Chegou e disse!
Meu Caro Sr. Melo, o Sr., é de facto a voz do dono! Porque não coloca aqui o link para o seu site, onde de uma forma explicita faz o apelo ao voto na (CDU) e em Luís Franco?
Julgo meu caro que será altura de tirar a mascara e de uma forma clara assumir a sua cor política, não vejo nada de mal que o faça.
O seu candidato teve 4 (quatro) anos para executar!
O tempo acabou!
Os trinta dias que nos separam do acto eleitoral são insuficientes para tapar toda a incompetência de gestão e acção que marcaram o actual mandato.
"RUPTURA E MUDANÇA" para Alcochete!

luiz batista

Pedro Giro disse...

Em relação ao comentário em jeito de gozo, que o Srº Sérgio Silva faz em relação ao Candidato Vaz e Gala, dizer " Alcochetenses" concordo plenamente em elucida-lo, mas faço-o bem!porque também não somos " Alcochetenos" como você diz,mas sim " Alcochetanos"

Sérgio Silva disse...

Sr Pedro Giro

Agradeço a correcção ortográfica, foi apenas uma troca de uma letra que muitas vezes acontece quando se escreve muito num teclado.
Já agora que estou pela primeira vez a falar directamente consigo, deixo-lhe um repto: Será que nos podiria elucidar qual ou quais foram os motivos pessoais que levaram o seu excelentissimo irmão a envolver-se fisicamente com o Dr Luis Proença...

Fonseca Bastos disse...

Uma campanha eleitoral é um trabalho coordenado de comunicação de mensagens ao eleitorado, usando os meios disponíveis e acessíveis, incitando-o a votar em determinada candidatura.
Hoje em dia sobram meios para desenvolver uma eficaz campanha eleitoral, mesmo que modesta e com poucos recursos financeiros e humanos.
Campanha vencedora é a que mais e melhor comunicação produz entre candidato(s) e eleitor(es), na qual aquele(s) tenta(m) persuadir este(s) a confiar nas suas mensagens em detrimento das demais e a dar-lhes os seus votos.
Uma campanha é um jogo aguerrido de ideias e de pessoas.
A qualidade da comunicação é a chave do sucesso. O melhor candidato e a campanha com mais meios não garantem a vitória se a comunicação com o eleitor for inconsistente, errada ou inexistente. Todavia, uma campanha modesta pode ser vencedora se conseguir boa comunicação.
Olhando para o panorama local fico atónito. A menos de um mês das eleições não há comunicação alguma entre candidatos e eleitores. A maioria das candidaturas criou sítio na Internet e blogue – algumas até com dois e três meios diferentes (para quê?) – mas todos tristemente vazios de ideias e desactualizados. Os eleitores desconhecem os candidatos e, pior que isso, os respectivos programas e projectos.
Alguns candidatos e candidaturas têm até acesso a sítios e blogues com audiência local significativa, mas nem nesses se regista qualquer intervenção.
A nível local, em termos de comunicação esta campanha autárquica é a pior de sempre. Não por carência de meios de expressão mas por incapacidade das estruturas partidárias em compreender a importância da comunicação com os eleitores.
Neste pano de fundo, será lamentável se a campanha eleitoral autárquica de 2009 acabar marcada pelas piores razões: uma agressão violenta e estúpida, desmobilização dos eleitores e consequente abstenção significativa.

Melo disse...

Caro Luis:
Como deve calcular, o blogue pessoal é para ser usado dentro de padrões éticos e morais,o senhor ou quem quer que seja, nunca leu no meu blogue, palavras de incentivo que promovesse a violência, racismo ou xenofobia.
Se apelo ao voto na (CDU), No meu espaço, por alguma razão o faço, no entanto, tenho o mesmo direito que outros o fazem.
Sabemos, porque estamos atentos ao concelho, que muitos outro o fazem de forma escandalosa, solicitando o voto na direita.
No meu blogue, apelo ao voto na esquerda (CDU), mas ao mesmo tempo também apelo à não abstenção, para que seja este um ano de grande votação eleitoral principalmente no nosso concelho.
Enquanto, apelo ao voto na (CDU), porque sou um homem de esquerda e acredito no candidato LUIS FRANCO (Dr) e sua equipa.
O senhor apoia o (PSD), porque razão não apoio eu a (CDU)?
Diga-me onde está o mal?
Será que todos podem ter ediologias políticas, menos eu?
Desde quando os apelidei de caciques?
No entanto, muitos têm afirmado, utilizando a injùria e a provocação.
Quanto ao meu blogue, é facíl o encontrar na rede, tal como encontrei o Prai dos Moinhos.

luis disse...

Caro Melo,

Claro que é fácil encontrar o seu blog, até eu o encontrei!
Apenas sugeri que aqui colocasse o "link", pois há pessoas que não sabem quem o Sr. é, seria uma forma de se dar a conhecer!
Quanto a eu apoiar o (PSD), é um facto, fiz questão de o dizer logo que iniciei os comentários nesta página.
Que me lembre ainda não insultei ninguém, digo de uma forma atenta, algumas verdades do desgoverno e incompetência que vai nesta Câmara.
Mais uma vez digo que a palavra de ordem da vossa campanha "RUPTURA E MUDANÇA" assenta que nem uma luva de pelica a Alcochete!
Sempre por Alcochete!

luiz batista

Pedro Giro disse...

Sr. Sergio quanto ao envolvimento fisico pode perguntar ao seu companheiro de disistência...concerteza há-de informá-lo melhor que eu.

Melo disse...

Caro Luis:

É claro que, "RUPTURA E MUDANÇA", assenta que nem uma luva ao seu partido, porque, vejamos:
O que diz da Madeira com Alberto João?
Os senhores defendem, ofendem, atacam, criam tabus, depois, é o que se vê...

Poi é caro Luis..
Olhe que não, olhe que não...