27 setembro 2008

Quem é o contrabaixista Armando Crispim?


Armando José Crispim, filho de José Crispim e de Alexandrina Madruga, nasceu em Alcochete no ano de 1931.

Primo-irmão do Padre Crispim, Armando fez a instrução primária na escola do Rossio com o professor João Santos Nunes.

As primeiras noções de música recebeu-as do saudoso músico e alcochetano Manuel Gomes da Mestra (1906-1986) no antigo edifício da Sociedade que Armando considerava a sua segunda casa.

Este nosso conterrâneo colaborou com a Banda de Alcochete dos 13 aos 40 anos. O seu primeiro instrumento foi trompete (solista). Depois tocou trombone e também bombardino.

Aos 21 anos de idade, Armando Crispim ingressou na Banda do Regimento de Infantaria n.º 1 de Lisboa, aqui permanecendo até aos 23 anos. De seguida, este promissor profissional da música concorreu à banda da Guarda Nacional Republicana (Lisboa) que o admitiu e reteve durante 28 anos.

Cumulativamente às actividades profissionais, Armando Crispim estudou 10 anos no Conservatório, finalizando o seu curso de contrabaixo de cordas com 18 valores e acabando por ser convidado para professor do mesmo instrumento na referida instituição (1970).

Armando Crispim fez parte da Orquestra Filarmónica de Lisboa na qualidade de convidado para o cargo de solista A. Com esta mesma categoria, mais tarde, também fez parte da Orquestra Sinfónica do Teatro Nacional de São Carlos.

A própria Orquestra da Fundação Calouste Gulbenkian acolheu várias vezes a participação de Armando Crispim.

Registe-se ainda que Armando Crispim, na especialização, trabalhou vários anos, em cursos separados, com o mestre austríaco contrabaixista Ludwig Streicher (1920-2003).

1 comentário:

Unknown disse...

Na foto, Armando Crispim é o elemento da ponta esquerda.