12 setembro 2008

Para pensar

Esta é mais uma notícia denunciadora: a sociedade portuguesa está doente e carece de tratamento, sob pena de se desintegrar.
Alcochete não será exemplar em muitos aspectos, mas no da demografia está melhor que o país.
Os últimos dados estatísticos disponíveis respeitam a 2005 e indicam 237 nados-vivos contra 136 óbitos. Mas há envelhecimento significativo da população: 2690 pessoas até 14 anos de idade e 3890 com mais de 65 anos.
E há outros índices demográficos em que a comunidade alcochetana devia reflectir. Por exemplo, o baixo número de matrimónios celebrados: somente 69 (dos quais 24 católicos). Muito menos que os 92 matrimónios dissolvidos, 45 por morte de um dos cônjuges e 47 por divórcio.

1 comentário:

A Teles disse...

Efectivamente esta é uma notícia para pensar, principalmente quando vemos o dinheiro dos contribuintes ser gasto em tudo menos no incentivo à natalidade. Até a interrupção voluntária da gravidez é paga! (Não é que eu seja totalmente contra mas se pesarmos na balança...) Em compensação quem, como eu, deseja ter mais do que um filho está a braços com uma verdadeira crise económica doméstica. Os abonos de família são uma miséria, as creches estatais vão pelo mesmo caminho para além das escassas vagas e para colmatar o ensino ainda temos o sistema de saúde! É impossível manter a calma com um filho doente nos braços e um hospital a abarrotar de crianças. Enfim, um desabafo de uma mãe que Graças a Deus tem um filho com saúde...